STM diz que compra de bilhetes de Metrô e CPTM por WhatsApp cresceu em São Paulo

Foto: Divulgação

Pagamento agora pode ser feito por Pix, limitado a até cinco passagens

ALEXANDRE PELEGI

Estudo realizado pela Consumo Online no Brasil, encomendado pela PayPal, mostra que 78% dos entrevistados afirmam que seus pagamentos online ou via aplicativos por meios de transporte aumentaram entre outubro de 2020 e outubro de 2021.

Esse dado, para o Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, reflete o que acontece na Grande São Paulo, em que a modalidade de compra via WhatsApp começou em junho de 2021 e já se tornou o terceiro maior canal de vendas de passagem unitária do TOP. “Essa modernização trouxe mais alternativas de compras para os passageiros do transporte público de São Paulo”, ressalta Galli.

A compra de bilhetes do Metrô e da CPTM pode ser feita de forma fácil e rápida, numa quantidade de até 5 por dia, diretamente do celular pelo WhatsApp.

Todo processo de venda e recebimento do Bilhete QR Code acontece direto pelo aplicativo de mensagens, sendo necessário migrar para o app ou site do banco apenas para efetuar o pagamento via PIX.

Em linha com tendências de mercado, esse tipo de funcionalidade traz ao passageiro do sistema metroferroviário mais flexibilidade e comodidade – ele pode fazer a compra da passagem de qualquer lugar, em qualquer momento do dia.

De quebra, a compra por Whatsapp traz a facilidade de não precisar imprimir o Bilhete Digital QR Code, já que ele fica disponível na tela do celular.

Mas atenção: a compra do Bilhete Digital QR Code por WhatsApp é feita exclusivamente pela conta oficial do TOP.

Logo, é sempre importante verificar se o perfil tem o selo de verificação.

COMO FAZER

Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. Após concluir a compra, o bilhete é gerado na tela e pode também ser salvo na galeria (Android) ou Arquivos (IOS) do celular, permitindo que seja utilizado mesmo se não houver conexão com a internet na estação.

Para embarcar no trem da CPTM ou Metrô basta posicionar o bilhete digital que consta na tela do celular no leitor de QR Code instalado em cada catraca nas estações.

Além disso, o passageiro recebe por e-mail os bilhetes e a confirmação da compra.

PIX

A forma de pagamento instantâneo, chamada PIX, foi lançada pelo Banco Central no fim de 2020.

O PIX, diferentemente das transações por TED ou DOC, transfere o valor em tempo real, disponível 24 horas todos os dias, com limites de valores por horários.

Para usar é preciso ter uma chave PIX que pode ser registrada pelo aplicativo da instituição bancária em que a pessoa possui conta.

COMO FUNCIONA:

O WhatsApp está presente em 99% dos celutares, logo este não será um problema.

Mas lembre-se: a compra é de até 5 passagens (CPTM ou Metrô) para o pagamento com PIX.

O app WhatsApp serve, além da recarga dos cartões BOM e TOP, para solicitar atendimento para eventuais dúvidas.

O processo é bastante simples:

Mande um “oi” para o número 11 3888-2200

Digite 1 para compra do Bilhete Digital TOP QR Code para CPTM e Metrô ou para fazer recarga do Cartão TOP ou BOM.

Para envio do comprovante da transação, informe seu nome completo, e-mail e número de CPF

Depois é só escolher o número de passagens, digitando de 1 a 5

Ao confirmar a transação, você receberá um Código PIX para copiar e colar em seu aplicativo do banco que tem 20 horas de validade. Feito o pagamento, você receberá os bilhetes QR Code no próprio WhatsApp e o comprovante enviado para seu e-mail.

OBS: os usuários do sistema Android devem copiar o link completo do Código PIX recebido no WhatsApp TOP antes de migrar para o pagamento no aplicativo do banco.

Além da compra de passagens, o menu do WhatsApp TOP também traz opções para atendimento ao Cartão BOM, Cartão TOP, Bilhete Digital QR Code TOP e máquinas de autoatendimento.

Os clientes do TOP também contam com atendimento por WhatsApp, pelo telefone (11) 3888-2200, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

TOP BILHETE DIGITAL QR CODE

O TOP Bilhete Digital QR Code para embarque nas estações do Metrô e da CPTM foi lançado em dezembro de 2020 pelo Governo do Estado de São Paulo, que promete mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos.

Ele pode ser adquirido nas bilheterias e nas máquinas de autoatendimento das estações, nos mais de 2 mil estabelecimentos parceiros próximos às estações. Além disso, também está disponível por meio do aplicativo TOP.

CARTÃO TOP

O novo cartão TOP, segundo comunicado da STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos, resulta do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana.

Aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de agregar ao cartão as funções de conta digital, cartão de débito e cartão de crédito, democratizando o acesso a serviços financeiros. Além do cartão, o passageiro dispõe do APP TOP para compra do Bilhete Digital QR Code e gerenciamento das demais funções. Para acompanhar todas as novidades do TOP, acesse (clique aqui). Mais informações e atendimento aos passageiros podem ser solicitados pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) e via Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop)”, diz o comunicado da STM.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta