Paralisações na Itapemirim: Empresas de ônibus filiadas à Abrati atendem a passageiros prejudicados
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

Companhias que fazem as mesmas linhas estão dando descontos de 50% e, em alguns casos, até mesmo cortesia; Empresa de Sidnei Piva de Jesus diz que pagou atrasados e que sofre ataque da concorrência e do que chamou de “mídia dirigida”
ADAMO BAZANI
As empresas de ônibus filiadas à Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) estão realizando um atendimento especial para passageiros prejudicados ainda pelas paralisações de funcionários da Viação Itapemirim, que tiveram início nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022.
As companhias de transporte estão dando descontos de 50% e, em alguns casos, até mesmo cortesia.
Por meio de nota, a Abrati informou que a Itapemirim não possui linhas exclusivas, havendo assim alternativas para os passageiros.
Veja a nota da Abrati na íntegra:
A Itapemirim não tem linha exclusiva, todas têm concorrentes e a maioria delas empresas associadas da Abrati.
Portanto, o passageiro não ficará desatendido, a ANTT poderá contar com a Abrati na articulação junto as associadas para atender os passageiros nos locais onde a Itapemirim está com dificuldade de operação ou serviços suspensos.
Os trabalhadores dizem que a Itapemirim atrasou há meses, salários, tickets e depósitos como FGTS e férias.
Houve paralisações em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, no Ceará; Campina Grande, João Pessoa, na Paraíba; Feira de Santana, Vitória da Conquista, na Bahia; Arcoverde, em Pernambuco; Uberaba, em Minas Gerais; entre outros. A base de Campos dos Goytacazes paralisou nesta sexta-feira (11).
Em nota, por volta de 16h50 desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, a empresa de Sidnei Piva de Jesus diz que pagou atrasados e que sofre ataque de concorrência e do que chamou de “mídia dirigida”
Veja a resposta da Itapemirim na íntegra:
A Viação Itapemirim vem cumprindo todos seus compromissos com colaboradores e como anunciado pagou a todos os seus funcionários, mantendo o atendimento de exelencia aos clientes em todas as suas linha.
Entretanto vem sofrendo insistentes ataques da concorrência, e da mídia dirigida que busca de alguma forma prejudicar o nome a a trajetória de sucesso da empresa
A Itapemirim segue firme sua meta de crescimento e inovação, oferecendo o transporte rodoviário mais eficiente e seguro do país.
No início da tarde, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) explicou que irá adotar as medidas cabíveis sobre o caso Itapemirim e como os passageiros prejudicados devem proceder.
O usuário tem o direito de fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso, realizando esta solicitação junto à Itapemirim.
Além disso, se ocorreu interrupção ou retardamento da viagem, ou atraso do ponto inicial da linha, por um período de três horas, a alimentação e hospedagem, quando for o caso, têm de ser pagos pela empresa com problema, quando devido a defeito, falha ou outro motivo de sua responsabilidade.
O passageiro prejudicado pode também pedir à Itapemirim integralmente sem nenhuma taxa ou desconto por isso, conforme diz a lei.
Veja a resposta da ANTT na íntegra:
Inicialmente, em relação aos desdobramentos da condição atual da empresa Itapemirim, informamos que a situação está sendo acompanhada pela Agência. Para mitigar ao máximo os efeitos para os passageiros que compraram bilhetes de passagem dessa transportadora, a ANTT está trabalhando para que não haja descontinuidade do serviço, auxiliando na relocação dos usuários em veículos de outras transportadoras.
Informamos ainda, que as equipes de fiscalização estão em alerta, monitorando a situação e realizando inspeções nas rodoviárias para verificar, principalmente, a regularidade dos veículos e o nível de operação das viagens programadas.
Seguem as respostas.
1) O que o passageiro prejudicado deve fazer?
R: O passageiro que contratou o serviço de transporte interestadual de passageiros, e não embarcou em razão da paralisação da empresa contratante, tem direito de receber, imediatamente, seu dinheiro de volta. Também pode solicitar à empresa contratante para fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso.
Além disso, de acordo com a Resolução ANTT nº 4282, de 17 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre as condições gerais relativas à venda de bilhetes de passagem nos serviços regulares de transporte terrestre interestadual e internacional de passageiros, conforme art. 16, quando, ocorrer interrupção ou retardamento da viagem, ou atraso do ponto inicial da linha, por um período de 3 horas, a alimentação e hospedagem, quando for o caso, correrão às expensas da transportadora, quando devido a defeito, falha ou outro motivo de sua responsabilidade.
2) O que o passageiro com viagem marcada que ainda não embarcou deve fazer?
R: O passageiro deverá entrar em contato com a empresa, e caso a viagem não seja realizada, poderá pedir para fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso, ou, caso não queira embarcar em outra empresa, tem o direito de receber, imediatamente, seu dinheiro de volta.
3) A Itapemirim será penalizada? Quais as atitudes da ANTT frente ao caso?
R: A ANTT está acompanhando a situação em que se encontra a empresa Itapemirim e irá adotar todas as providências necessárias para que o usuário não seja prejudicado.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Como pode ?! Uma empresa como a Itapemirim chegar à falência, prejudicando funcionários e clientes… É um desastre para o país !
Jamais poderia imaginar que a Itapemirim pudesse chegar à esse estado. Sempre que viajo só viajo de Itapemirim mha última viagem foi em 2021..
Torço para que ela se erqui e volta suas operações normais.
Olá a todos.
Todos já sabem que a Itapemirim não cumpre nenhum e nada se faz contra os donos dessa empresa canalha.
Eu estou até agora tentando receber da voe Ita o reembolso de 4 passagens aéreas (eu, minha esposa e coisa filhos) de Fortaleza para o Rio dia 29 de dezembro.
Fui obrigado a comprar 4 outras novas passagens pela LATAM (bem mais caro), fizemos tudo que disseram que tinha direito (tudo com a empresa, consumidor.org, procon,reclame aqui) e nada. Não vou receber o dinheiro o dinheiro nunca.
E fica vindo essas matérias dizendo que tem direito….
Para com essa…..e quando vier com essas matérias fala logo e que já sabemos.
Poxa….
Graças a Deus caminha a passos largos p falência. Só assim receberemos o q nos é devido.
Itapemirim não pago os funcionários e nem as rescisões. Fala uma data, e nada, fala outra e nada.
Uma empresa que não paga ninguém, nem seus ex funcionários, não depositou fundo de garantia. Ônibus todo antigos e sem manutenção. A ANTT e conivente com tudo isso. Deveria dar o serviço a outras empresas q tenham instrutura e honrren seus compromissos. Mas não dá pra entender o porquê a ANTT e governo, e a justiça não tomam providências. Juízes tribunais só se manifestao a favor da empresa mesmo falida.
E uma vergonha vc trabalhar numa empresa na hora Vc sai ela não paga nem o mês q vc trabalhou cade a justiça desse País tem mais isso de ele dizer q ta em dias e mentira alo ministério do trabalho cade a fiscalização, queria q m pagasse pelo menos meus tickets, 13 ferias aviso e o mês q trabalhei, sobre a rescisão esse morto de fome pode ficar miserável desse q não paga
Nossa que palhaçada, comprei minhas passagens em dezembro, até agora não fizeram o reembolso, acham que dinheiro cai do céu, puta raiva, já mandei em vários, procon, reclama aqui e nada, que direito temos, nada puta de p…..?????