Linha 1-Azul do Metrô de SP será atendida por ônibus do PAESE em parte deste domingo (13)
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

Companhia realizará testes no sistema de controle de trens (CBTC), que vão circular sem passageiros
WILLIAN MOREIRA/ADAMO BAZANI
Passageiros que utilizam os trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, precisam ficar atentos às mudanças no atendimento da linha neste domingo, 13 de fevereiro de 2022.
Segundo a companhia, entre 4h40 e 7h todas as estações vão estar fechadas para testes no sistema de controle de trens, processo que faz parte da implantação do CBTC, que é um sistema de controle e sinalização dos trens.
No início da semana, o Diário do Transporte questionou o Metrô sobre a mudança, que nesta sexta-feira (11) divulgou a informação por meio de sua TV oficial.
No informe oficial da rede televisa do metrô, e estatal não destacou que o CBTC permite maior segurança nas operações e uma distância menor entre os trens e, consequentemente, redução de intervalos, com a possibilidade de acréscimo de mais trens e melhorias para os passageiros.
Durante este período, ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) vão atender gratuitamente os usuários no trajeto entre as estações Tucuruvi e Jabaquara.
Neste período será realizada a chamada “operação branca” pela qual os trens circulam sem passageiros.
Após as 7h todas as estações devem abertas e o atendimento normalizado.
Somente depois, o Metrô enviou uma nota sobre a alteração
Neste próximo domingo (13), a Linha 1-Azul do Metrô passará a funcionar a partir das 7h. A medida é necessária para a realização de testes do novo sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC), antes do início da operação aos passageiros.
Para atender os passageiros da Linha 1- Azul entre 4h40 e 7h, o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus do sistema Paese, que vão percorrer o trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos.
O CBTC foi instalado na Linha 1-Azul e agora passa pelos testes dinâmicos que vão permitir a troca definitiva dos sistemas de sinalização e controle de trens. Com seu funcionamento será possível melhorar a circulação e a regularidade dos trens, diminuindo de forma segura a distância entre as composições e reduzindo o intervalo entre elas, graças à circulação de mais composições simultaneamente.
Esse sistema já foi implantado na Linha 2-Verde e vem sendo colocado também na 3-Vermelha. A Linha 15-Prata já foi construída com essa tecnologia.
Para orientar os passageiros sobre a alteração no domingo, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelas estações e trens, além de afixar cartazes nas estações e veicular mensagens nas redes sociais.
Dúvidas podem ser tiradas por telefone (0800 7707722) na Central de Informações do Metrô, que atende diariamente entre 8h e 20h.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte