Novo ônibus Paradiso G8 – 1350 começa a operar nesta sexta (11) pelo Rio Grande do Sul e vai chegar ao norte do país em março, diz Ouro e Prata
Publicado em: 10 de fevereiro de 2022

Para este ano, empresa informou que pretende investir em mais ônibus deste modelo e renovar até 15% da sua frota
ADAMO BAZANI
A Viação Ouro e Prata, do Rio Grande do Sul, anunciou que a partir desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, começa as operações com o novo modelo Marcopolo Paradiso 1350, da Geração 8, entre Porto Alegre e a fronteira do Estado.
Em março, a expectativa é que o modelo seja empregado entre a capital gaúcha, Porto Alegre, e Santarém, no Pará, passando por seis estados (RS, SC, PR, MS, MT, PA), numa extensão de mais de quatro mil km.
Em nota, o diretor de operação da Ouro e Prata, Carlos Bernaud, disse que a empresa pretende investir em mais ônibus deste modelo e renovar até 15% da frota.
“O ano de 2022 começa com grandes avanços com a renovação da frota e traz maior conforto e segurança aos passageiros. Optamos por colocar o novo modelo em nossa maior operação para proporcionar ainda mais comodidade e bem-estar ao cliente. Com 82 anos de trajetória, a inovação e segurança se mantém como um dos pilares da Ouro e Prata. Melhorias tecnológicas, também fazem parte dessa história”
Entre os itens do veículo, que tem chassis Mercedes-Benz O-500 RSD (de três eixos), a empresa destacou poltronas ergonômicas, sistemas anti-incêndio FIRE PRO, de desinfecção no sanitário e no ar-condicionado por luz ultravioleta, renovação e higienização de ar, mantendo características de biossegurança devido à pandemia e dispenser de álcool gel na escada de acesso ao salão de passageiros.
O ônibus tem capacidade para 42 passageiros em poltronas semileito 1060 com tomadas USB, o Paradiso 1350 Geração 8 da Ouro e Prata possui ainda sistema de ar-condicionado Valeo CC356W e três monitores em alta definição no salão.
Além disso, o modelo tem ova estrutura de proteção da cabine, que amplia a segurança para o motorista.
A Ouro e Prata ainda destacou que o modelo tem um design que proporciona uma melhoria de 11% no nível aerodinâmico do veículo, resultando em economia de combustível de até 3% e menor liberação de gases de efeito estufa. Facilidades de reparo no veículo geram menor quantidade de sucata e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente contribuem para a redução no consumo de energia.
Na mesma nota, o diretor de Operações Comerciais – Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan, diz que o modelo foi desenvolvido para longas distâncias.
“A parceria com a Ouro e Prata é muito forte e a escolha pelo Paradiso 1350 para a linha Porto Alegre-Santarém se deu pela versatilidade, eficiência e robustez do modelo, para enfrentar os rigores das estradas das regiões Nordeste e Norte e oferecer total conforto, segurança e comodidade aos clientes”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Onde ficou a acessibilidade (com o DPM) deste veículo? Perdeu o ônibus ao chegar no ponto, foi isso? Ou perdeu o ponto ao chegar no ônibus?
O veículo tem… “tudo”?: tem chassis Mercedes-Benz O-500 RSD (de três eixos), poltronas ergonômicas, sistemas anti-incêndio FIRE PRO, de desinfecção no sanitário e no ar-condicionado por luz ultravioleta, renovação e higienização de ar, mantendo características de biossegurança devido à pandemia e dispenser de álcool gel na escada de acesso ao salão de passageiros.
Também tem excelente capacidade para 42 passageiros em poltronas semileito 1060 com tomadas USB, possui ainda sistema de ar-condicionado Valeo CC356W e três monitores em alta definição no salão.
Importante, o modelo tem nova estrutura de proteção da cabine, que amplia a segurança para o motorista.
O modelo ainda tem um design que proporciona uma melhoria de 11% no nível aerodinâmico do veículo, resultando em economia de combustível de até 3% e menor liberação de gases de efeito estufa. Facilidades de reparo no veículo geram menor quantidade de sucata e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente contribuem para a redução no consumo de energia.
MAS… FALTOU O DISPOSITIVO DE POLTRONA MÓVEL (DPM).
Boa tard…!
Que estranho o mecanismo de acessibilidade não obrigatório nos modelos novos?? Os onibus da catedral tbm vieram sem o dispositivo…aí pergunto era obrigatório ou não?