VLPs de São José dos Campos (SP) transportam 3.412 pessoas em 200 viagens
Publicado em: 9 de fevereiro de 2022

Balanço foi divulgado pela Prefeitura após um mês de operação dos veículos
JESSICA MARQUES
Em um mês da chamada “Operação Piloto”, os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos de São José dos Campos, no interior paulista, transportaram 3.412 pessoas em 200 viagens.
Ao todo, foram 3.805 quilômetros percorridos. A operação teve início no dia 28 de dezembro de 2021 e o balanço da operação foi divulgado pela Prefeitura nesta semana.
As viagens foram realizadas nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h.
Neste período, não houve cobrança de passagem. Segundo a Prefeitura, esta fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos, com a entrega da primeira fase da Linha Verde, corredor sustentável que irá ligar a região sul ao terminal central.
A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas.
O município adquiriu 12 veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.
Relembre:
São José dos Campos (SP) faz operação piloto do VLP com passageiros
TRAJETO
Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José. Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, passando pelas ruas Bacabal e Candeias, pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
3412 passageiros em 200 viagens realizadas
A média de passageiros por viagem fica 17,06 pax por viagem, considerando que as viagens ainda estão sendo realizadas em caráter experimental sem a cobrança da tarifa, algo terá que ser feito pois com uma média dessa esse sistema é inviável.
Pelo menos é o que está sendo demonstrado nessa operação piloto.
Vamos aguardar.