VLPs de São José dos Campos (SP) transportam 3.412 pessoas em 200 viagens

Operação teve início no dia 28 de dezembro de 2021. Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Balanço foi divulgado pela Prefeitura após um mês de operação dos veículos

JESSICA MARQUES

Em um mês da chamada “Operação Piloto”, os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos de São José dos Campos, no interior paulista, transportaram 3.412 pessoas em 200 viagens.

Ao todo, foram 3.805 quilômetros percorridos. A operação teve início no dia 28 de dezembro de 2021 e o balanço da operação foi divulgado pela Prefeitura nesta semana.

As viagens foram realizadas nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h.

Neste período, não houve cobrança de passagem. Segundo a Prefeitura, esta fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos, com a entrega da primeira fase da Linha Verde, corredor sustentável que irá ligar a região sul ao terminal central.

A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas.

O município adquiriu 12 veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.

Relembre:

São José dos Campos (SP) faz operação piloto do VLP com passageiros

TRAJETO

Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José. Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, passando pelas ruas Bacabal e Candeias, pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. João Luis Garcia disse:

    3412 passageiros em 200 viagens realizadas
    A média de passageiros por viagem fica 17,06 pax por viagem, considerando que as viagens ainda estão sendo realizadas em caráter experimental sem a cobrança da tarifa, algo terá que ser feito pois com uma média dessa esse sistema é inviável.
    Pelo menos é o que está sendo demonstrado nessa operação piloto.
    Vamos aguardar.

Deixe uma resposta