Nova via na região do acidente da linha-6 deve ficar pronta em até 48 h com foco para ônibus. Rodízio volta na segunda (07)
Publicado em: 4 de fevereiro de 2022

Informação é da prefeitura de São Paulo. Pista de rolamento da Rua Aquinos, fará conexão à pista local da Marginal Tietê
ADAMO BAZANI
A nova via alternativa que está sendo aberta nas proximidades do acidente nas obras da Linha 6-Laranja de metrô na região da Ponte do Piqueri deve estar pronta em até 48 horas.
A informação é da prefeitura de São Paulo na manhã desta sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022.
A obra emergencial teve início nesta quinta-feira (03) e consiste em uma nova pista de rolamento fará a conexão da Rua Aquinos à Av. Embaixador Macedo Soares (pista local Marginal Tietê).
Um dos focos principais será o tráfego de cinco linhas de ônibus que atendem a 40 mil pessoas por dia, mas a via não será exclusiva para o transporte coletivo.
Segundo a prefeitura, a nova pista de rolamento, realizada pela empresa Acciona com projeto de desvio de tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), terá dez metros de largura e receberá todos os veículos e motos que trafegam pela pista local usualmente, ainda sem data estimada para a sua liberação. O prefeito Ricardo Nunes esteve na manhã de hoje (04) acompanhando os trabalhos para a abertura da via.
“A CET indicou a abertura desta via opcional de desvio, paralela à Marginal. Para isso, foi necessário fazermos decretos para a requisição administrativa de três imóveis e agora devemos concluir esta intervenção até segunda-feira, dependendo da chuva.”, explicou o prefeito, em nota.
“Com esse desvio a gente aumenta apenas 200 metros com relação ao percurso que eles fariam utilizando a via da marginal, por isso que é uma ação rápida e importante, que tem todos os cursos arcados pela empresa Acciona, que tem a concessão da Linha 6 do Metrô”, completou.
A gestão municipal diz ainda que ideia é que a nova via seja temporária. Com a liberação da pista local da Marginal Tietê, ainda sem data definida, os imóveis utilizados poderão ser devolvidos aos seus proprietários. Enquanto isso, o trânsito na região do acidente continuará sendo monitorado 24 horas
Além das 40 mil pessoas que usam as cinco linhas de ônibus, devem ser beneficiados os motociclistas, que utilizavam a pista local por questões de segurança, e motoristas de veículos que estão na Marginal Tietê e são impedidos de seguir pela via.
Outro benefício esperado é contribuir para desafogar o tráfego intenso da Avenida Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, oferecendo mais uma opção para todos que precisam passar pela região.
“Uma situação dessa, com o acidente que houve, a Prefeitura, a empresa e a Sabesp tiveram até que uma resposta bastante rápida e, principalmente, não houve nenhuma vítima. Isso é fundamental”, ressaltou Ricardo Nunes.
ÔNIBUS:
Enquanto a nova via não é aberta, a linha de ônibus 9047/10 Jd. Paulistano – Lapa, que trafega pela Av. Embaixador Macedo Soares com a Ponte do Piqueri (no sentido Ayrton Senna, Freguesia do Ó), continua sendo desviada desde as 9h de terça-feira, 1º de fevereiro.
9047/10 Jd. Paulistano – Lapa
Ida: sem alteração.
Volta: Rua William Speers, Rua Aristides Viadana, Pça. Jácomo Zanella, Av. Ermano Marchetti (sentido centro), Pça. Dr. Pedro Corazza,
Av. Com. Martinelli, Ponte da Freguesia do Ó, prosseguindo normal.
RODÍZIO VOLTA NA SEGUNDA (07):
A prefeitura ainda informou, na nota, que o rodízio municipal de veículo e as restrições a caminhões e ônibus e vans de fretamento voltam na segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022.
Agentes de campo da Companhia estão no local orientando os condutores e adotando as medidas necessárias para melhorar a fluidez do trânsito. A recomendação é que os motoristas que tiverem alternativas de deslocamento, evitem a Marginal Tietê e a região do entorno do local onde houve a intercorrência.
Como medida de mitigação de impacto, o Rodízio Municipal de Veículos, o Rodízio de Caminhões, bem como as Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados continua suspenso nesta semana, retornando na próxima segunda-feira (7). A Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários