Companhia do Metrô de SP adia licitação para implantação de sistema de alimentação elétrica do monotrilho linha 17-Ouro, trecho Washington Luís – Morumbi
Publicado em: 2 de fevereiro de 2022

Certame marcado inicialmente para 15 de fevereiro passa agora para o dia 15 de março de 2022
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metrô de São Paulo anunciou no Diário Oficial desta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022, o adiamento da licitação destinada ao fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares para o Trecho Washington Luís – Morumbi (Linha 17 Ouro e CPTM).
Os sistema de alimentação elétrica incluem ainda o atendimento ao Pátio Água Espraiada e a Subestação Primária Bandeirantes da Linha de monotrilho.
A licitação, lançada no dia 08 de dezembro de 2021, previa a Sessão Pública de abertura de propostas para 15 de fevereiro de 2022.
Com o adiamento, a sessão passa agora para o próximo dia 15 de março.
A data-base das propostas deverá ser 1º de março de 2022, com a data limite para as solicitações de esclarecimento o dia 11 de fevereiro, com as respostas até o dia 24 de fevereiro. As demais disposições do edital, informa o Metrô de SP, permanecem inalteradas.
O projeto original da Linha 17-Ouro prevê uma extensão comercial de 17,7 quilômetros e 18 estações. Ela fará a ligação do Aeroporto de Congonhas à Estação Jabaquara da Linha 1-Azul, em um sentido, e à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela em outro.
O trecho 1 teve as obras iniciadas em 2021. Ele se estende do Pátio Agua Espraiada – Estação Jardim Aeroporto, com enlace em Congonhas, até a Estação Morumbi, da Linha 9 Esmeralda da CPTM.
As 7 estações do Trecho 1 – Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan, estão em fase de acabamento e em início a montagem dos sistemas, tais como alimentação elétrica, telecomunicações e auxiliares.
A licitação é justamente para o projeto e implantação dos sistemas de alimentação elétrica.
As obras da estação Morumbi/CPTM foram relicitadas em 2017, e começaram em janeiro de 2018. O Pátio, localizado no Piscinão Água Espraiada, está em fase de conclusão da estrutura do nível inferior e em execução as obras da oficina de manutenção de trens e dos blocos administrativos.
O Trecho 1 fará integração com o Aeroporto de Congonhas (Estação Congonhas), SPTrans (Estação Vereador José Diniz e Chucri Zaidan), Linha 5 – Lilás (Estação Campo Belo) e CPTM (Estação Morumbi). A demanda estimada é de 185.000 passageiros/ dia útil.
Integra o empreendimento a Subestação Primária Bandeirantes do monotrilho (incluída na licitação; Ciclovia em toda a extensão do trecho operacional; e frota de 14 trens (Trecho Prioritário).
CONCESSÃO
Em abril de 2018 o Metrô de SP assinou o contrato de Concessão das Linhas 5 e 17 com o Consórcio Via Mobilidade, composto pelas empresas: CCR S.A (líder) e RuasInvest Participações S.A.
O contrato tem validade pelos próximos 20 anos, e contempla investimentos de mais de R$ 3 bilhões em manutenção, conservação, melhorias, requalificação, adequação e expansão das linhas ao longo do contrato.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes