Porto do Açu é primeira empresa a receber autorização da União para construir e operar ferrovia no Rio de Janeiro
Publicado em: 31 de janeiro de 2022

Trecho privado terá 41 quilômetros de extensão e investimento previsto de R$ 610 milhões
ALEXANDRE PELEGI
Contrato assinado nesta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, entre a União e a administração do Porto de Açu, no Rio de Janeiro, criará uma ferrovia no estado com possibilidade de gerar mais de 4,4 mil empregos na região.
A estimativa é das autoridades que participaram da solenidade ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estava presente, uma vez que a ANTT – Associação Nacional de Transportes Terrestres, autarquia vinculada à pasta, é o organismo responsável por avaliar as compatibilidades locacionais das ferrovias.
O trecho terá 41 quilômetros de extensão e investimento previsto de R$ 610 milhões, e será operado pela Porto Açu, primeira empresa a receber autorização do Governo Federal para construir e operar uma ferrovia no Rio.
Parte do programa Pro Trilhos, o trecho privado é o 22º autorizado, e fica situado no município de São João da Barra. A ferrovia fará o transporte anual de 50 milhões de toneladas de carga em direção ao porto.
Até o momento o programa Pro Trilhos já aprovou 22 projetos, que somados têm projeção de atingir R$ 102,85 bilhões em investimentos e 6.880,69 km em extensão de novos trilhos. De acordo com a ANTT, as propostas, formuladas por 13 empresas, cortam o território de 14 unidades da Federação, nas quais têm origem e destino.
Além do Rio de Janeiro, as ferrovias autorizadas passam por São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
De acordo com a ANTT, os empreendedores já autorizados devem “providenciar os devidos licenciamentos junto às autoridades competentes, desenvolver os projetos de engenharias das ferrovias propostas, obter financiamento para a efetiva implantação do projeto e avaliar os riscos do negócio, entre outras tratativas assumidas pelos agora autorizatários a partir da assinatura dos contratos com a União”.
A Diretoria da ANTT fará nova reunião nesta quinta-feira (03) em que serão avaliadas compatibilidades locacionais de mais quatro pedidos de ferrovias.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
agora é hora da fabrica de trilhos;