Porto do Açu é primeira empresa a receber autorização da União para construir e operar ferrovia no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação ANTT

Trecho privado terá 41 quilômetros de extensão e investimento previsto de R$ 610 milhões

ALEXANDRE PELEGI

Contrato assinado nesta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, entre a União e a administração do Porto de Açu, no Rio de Janeiro, criará uma ferrovia no estado com possibilidade de gerar mais de 4,4 mil empregos na região.

A estimativa é das autoridades que participaram da solenidade ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estava presente, uma vez que a ANTT – Associação Nacional de Transportes Terrestres, autarquia vinculada à pasta, é o organismo responsável por avaliar as compatibilidades locacionais das ferrovias.

O trecho terá 41 quilômetros de extensão e investimento previsto de R$ 610 milhões, e será operado pela Porto Açu, primeira empresa a receber autorização do Governo Federal para construir e operar uma ferrovia no Rio.

Parte do programa Pro Trilhos, o trecho privado é o 22º autorizado, e fica situado no município de São João da Barra. A ferrovia fará o transporte anual de 50 milhões de toneladas de carga em direção ao porto.

Até o momento o programa Pro Trilhos já aprovou 22 projetos, que somados têm projeção de atingir R$ 102,85 bilhões em investimentos e 6.880,69 km em extensão de novos trilhos. De acordo com a ANTT, as propostas, formuladas por 13 empresas, cortam o território de 14 unidades da Federação, nas quais têm origem e destino.

Além do Rio de Janeiro, as ferrovias autorizadas passam por São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com a ANTT, os empreendedores já autorizados devem “providenciar os devidos licenciamentos junto às autoridades competentes, desenvolver os projetos de engenharias das ferrovias propostas, obter financiamento para a efetiva implantação do projeto e avaliar os riscos do negócio, entre outras tratativas assumidas pelos agora autorizatários a partir da assinatura dos contratos com a União”.

A Diretoria da ANTT fará nova reunião nesta quinta-feira (03) em que serão avaliadas compatibilidades locacionais de mais quatro pedidos de ferrovias.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. luiz fernandes de oliveira disse:

    agora é hora da fabrica de trilhos;

Deixe uma resposta