Empresas do transporte coletivo de João Pessoa querem que prefeitura assuma parte dos custos do sistema
Publicado em: 25 de janeiro de 2022

Segundo nota do Sintur-JP, esta seria a única forma de evitar um aumento tarifário
ALEXANDRE PELEGI
Em nota expedida nesta terça-feira, 25 de janeiro de 2022, o Sintur-JP (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa) pediu à prefeitura a concessão de subsídio para evitar a necessidade de um reajuste tarifário.
Como tem acontecido em outras cidades brasileiras, as empresas da capital paraibana querem que o Município assuma o custo das gratuidades.
A pressão dos empresários é decorrente do aumento dos custos operacionais somado à forte queda na demanda dos passageiros por causa, em grande parte, dos efeitos da pandemia.
Este é o grande problema que a pandemia trouxe ao transporte coletivo: a manutenção do sistema não pode mais persistir na fórmula em que os custos são todos bancados pelos passageiros pagantes.
Com o diesel em alta persistente, os custos se afastaram mais ainda da receita, que sofreu com a perda de 43% do número de passageiros – de 5,58 milhões de pessoas ao mês antes de março de 2020, hoje os ônibus transportam apenas 3,20 milhões.
A tarifa de ônibus em João Pessoa está em R$ 4 para quem paga no cartão Passe Legal e R$ 4,15 para o pagamento em dinheiro. São valores que se mantém desde janeiro de 2020.
Para o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Moreira, este modelo de custeio do transporte coletivo em vigor em João Pessoa, em que apenas os passageiros pagantes arcam com todos os custos, já não se sustenta mais. Moreira, em declaração ao portal Mais Paraíba, afirmou que essa situação ficou insustentável principalmente após a pandemia, quando a queda no número de passageiros foi acentuada. “O poder público tem de agir de forma urgente, reconhecendo que é o principal agente responsável pela viabilidade do sistema, sob pena do transporte por ônibus não mais se recuperar. O transporte coletivo é o único modal capaz de prover as necessidades de deslocamentos da população com volume, capilaridade e modicidade, com impactos mínimos no trânsito e no meio ambiente”, finalizou o dirigente.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Façam a comparação da receita e despesas das empresas e evolução patrimonial dos empresarios ,pois os empresários não se cansam de reclamar e enricar e trabalhadores cada dia mais miseráveis. Façam avaliação do aumento das tarifas de transportes nos últimos 20 anos e compare o ganho real dos salários.
Ainda tá muito carro a passagem. Pagamos para ser transportados em um latão sem nenhum conforto .
Cadê os Ar condicionados prometidos pelo prefeito Cícero,O caboquinho?
Poucos passageiros? Vivo pegando onibus lotado. Fala serio!
Poucos passageiros…
É só lançar uma promoção nas passagens! Fica a dica.
Pois é poucos passageiros…
E só lançar uma promoção nas passagens. Fica a dica.
Tem que acabar com o monopólio do transporte público. Se eu fosse prefeito, minha primeira providência seria o fim do monopólio, para que o transporte público seja gratuito, conforme a determinação da constituição federal!
Empresas do transporte coletivo de João Pessoa querem que prefeitura assuma parte dos custos do sistema […]
[….]a manutenção do sistema não pode mais persistir na fórmula em que os custos são todos bancados pelos passageiros pagantes.
Kkkkkk… Como coisa que, de um jeito ou de outro, a gente (massa trabalhadora e pagadora de impostos) não vamos ter que pagar esse pato no final das contas. As verbas da prefeitura são oriundas dos impostos.
Negócio aí é acabar com esse monopólio. Povo quer bancar de socialista, criticando o livre mercado, mas não consegue ver um palmo à frente do nariz de que na Paraíba vigora o socialismo político, onde os barões jantam nas mesas do governador, deputados, vereadores e de prefeitos (todos esquerdistas), e a gente se matando de trabalhar para sustentar as mordomias deles. Vc sabe que o negócio vai dá errado quando eles se juntam para taxar imposto na Uber e 99POP, além de proibir mototaxi.. kkkk
Isso que eles falam é mentira além reduzirem a frota os ônibus andam lotados,os vereadores são omissos, aliás todo o poder público é omisso fingem que está tudo bem, afinal eles não andam de ônibus não se preocupam com o sofrimento da população.
O transporte público anda com essa defasagem por culpa do próprio sistema. Deveriam investir mais em atrativos que chamassem os usuários uma delas seria baixando o custo da passagem que é muito cara pra um serviço que deixa a desejar de todas as formas. Outra seria investir em segurança dentro dos coletivos. Caso contrário a tendência é a cada ano que se passar dimuir mais ainda o número de usuários do transporte público.