Transportes Metropolitanos terão operação diferenciada por causa do aniversário de São Paulo na terça (25)

Segundo STM, apenas ônibus e trólebus metropolitanos (EMTU) com destino à capital terão horários normais. Trens, metrô e monotrilho terão redução na frota

ADAMO BAZANI

Na terça-feira, 25 de janeiro de 2022, aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, os transportes metropolitanos terão operação diferenciada.

Segundo a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), as alterações terão circulação de acordo com o feriado, levando em conta a demanda usualmente menor.

Apenas ônibus e trólebus metropolitanos (EMTU) com destino à capital terão horários normais. Trens, metrô e monotrilho terão redução na frota

O feriado foi antecipado para desestimular a circulação de pessoas e a disseminação da covid-19, mas diversas repartições públicas não vão funcionar neste ano no dia 25 de janeiro.

A STM promete que a operação será monitorada e se houver necessidade as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Veja o esquema operacional em cada serviço para a terça-feira, 25 de janeiro de 2022:

CPTM – Todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com escala de sábado. Havendo necessidade, a Companhia estará pronta para aumentar a frota.

EMTU – As linhas intermunicipais da EMTU com destino à capital, vão circular com escala horária normal de terça-feira. Horários e itinerários podem ser conferidos no site da EMTU.

Metrô – O metrô vai operar em horário equivalente ao de domingo, como ocorre nos feriados, entre 4h40 e meia noite. A circulação dos trens em todas as linhas – 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho). A operação também será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

 ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, na terça-feira (25), a operação será equivalente à de um domingo e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Em algumas estações também há bilheterias.

Bicicletas – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

ÔNIBUS MUNICIPAIS EM SÃO PAULO:

Nesta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, véspera do aniversário da cidade de São Paulo, a frota de ônibus municipais vai seguir as tabelas atuais de dias úteis.

Entretanto, na terça-feira, 25 de janeiro de 2022, dia do aniversário, os ônibus vão operar com os horários de sábado.

A informação é da SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema de linhas na capital paulista.

POSTOS DA SPTRANS:

Alguns postos da SPTrans também terão alterações no atendimento para serviços, por exemplo, relacionados ao Bilhete Único.

Segundo a gerenciadora, dia 24 de janeiro, véspera do aniversário de São Paulo, o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h), além das lojas Augusta, Jabaquara, Santana e Posto Central.

Já no dia 25, a SPTrans diz que o funcionamento será normal nos postos de atendimento localizados nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, das 6h às 22h. As lojas Augusta, Jabaquara, Santana e Posto Central estarão fechadas.

O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, funcionará normalmente na segunda, 24, das 8h às 17h. O posto estará fechado na terça-feira, 25.

A SPTrans explica que um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/.

Após a compra dos créditos, o cartão deve ser recarregado nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos ônibus.

SERVIÇO:

Frota de ônibus:

24/01/22 – Horários atuais de dias úteis

25/01/22- Horários de sábados

Postos SPTrans:

Dias 24 e 25/01

– Postos de venda e atendimento em terminais e Expresso Tiradentes – normal
– Lojas de Venda e Atendimento – normal na segunda, 24 de janeiro; fechadas na terça, 25
– Posto Central da SPTrans – normal na segunda, 24 de janeiro; fechado na terça, 25
– Posto de Apoio à Mulher – normal na segunda, 24 de janeiro; fechado na terça, 25

RODÍZIO:

O rodízio municipal de veículos na capital paulista será suspenso nesta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, e na terça-feira (25) em razão do Aniversário de São Paulo.

A portaria suspendendo o rodízio nestes dois dias foi publicada nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022.

Por causa de medidas para desestimular a circulação com o objetivo de conter o avanço da covid-19, o feriado foi antecipado, mas não haverá funcionamento das repartições públicas, o que deve diminuir nestes dias o trânsito e a demanda dos ônibus.

Assim, na segunda-feira (24) poderão circular pelo chamado minianel viário, a qualquer hora do dia, carros com placas finais 1 e 2, e, na terça-feira, os veículos com placas que terminam com 3 e 4.

Na quarta-feira (26), o rodízio volta normalmente.

Já as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) continuam normalmente na cidade na segunda-feira.

Permanecem também normais Zona Azul e os horários de faixas e corredores de ônibus.

ÁREA DE RESTRIÇÃO:

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

MULTA E PONTOS:

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta