ANTT informa que está monitorando situação da Itapemirim após pedido de suspensão de linhas
Publicado em: 15 de janeiro de 2022

Pelo twitter, Agência informa que tem se reunido com representantes do Grupo para acompanhar detalhes da situação da operação do transporte interestadual de passageiros realizado pela empresa
ALEXANDRE PELEGI
Afirmando estar “empenhada em garantir a continuidade do serviço prestado nas áreas afetadas” pela empresa de ônibus Itapemirim, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres informou ontem por meio do twitter que vem se reunindo periodicamente com os responsáveis pela empresa.
A motivação para os encontros, de acordo com a ANTT, está no recente fato do Grupo Itapemirim ter solicitado a suspensão de várias linhas.
Os encontros com representantes da Itapemirim seriam “para acompanhar os detalhes da situação da operação do transporte interestadual de passageiros realizado pela empresa”.
Como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão no dia 30 de dezembro de 2021, a ANTT atendeu pedido do Grupo Itapemirim para supressão ou paralisação de 61 linhas/seções/mercados de ônibus interestaduais registradas com a Viação Itapemirim e Viação Caiçara (Kaissara). Esta última, cuja marca fantasia não está sendo mais usada pelo grupo, consta na agência federal em situação ativa.
O Diário do Transporte trouxe a publicação oficial, mostrando a relação de linhas. Há algumas consideradas importantes, como Belo Horizonte (MG) – Recife (PE), Brasília (DF) – Maceió (AL), Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Campos Dos Goytacazes (RJ), Recife (PE) – São Paulo (SP), Recife (PE) – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) – João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) – Feira de Santana (BA), entre tantas outra.
Vale ressaltar que entre estas 61 linhas/mercados/seções algumas não estavam mais operando, mas havia várias na ativa. Relembre:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Um dos grandes males desse travamento pelo TCU das análises dia pedidos de implantação de linhas novas de em concorrência com outras semelhantes já existentes, e que a administração pública (ANTT) fica na expectativa e um tanto escravizada a uma empresa que vai mal das pernas.
Que o TCU tome o caso como exemplo e deixe que a agência reguladora tome as rédeas do sistema e possa implantar linhas novas de pequenas a média empresas, que não tem o rabo preso com a Itapemirim, como as demais empresas tradicionais tem – é que elas se protegem e não atacam umas às outras.
TCU deixe o pequeno empresário trabalhar e gerar renda, emprego e arrecadar impostos!
ANTT tem que liberar para outras empresas fazerem as linhas
A maioria delas tem outras empresas operando. Recife X BH tem a Gontijo, Brasília X Maceió é trecho operado da linha São Paulo X NATAL da Catedral.
Sim, Paulo, grande parte delas tem, mas além de não cobrirem todas as faixas horárias de um arco com 24 horas, as localidades intermediárias são atendidas pela hora que o ônibus passar por lá, o que em grande parte se dá na madrugada. Daí a conveniência de abrir o mercado a quem se disponha o explorar por sua conta e risco. Está na lei. Ok?
Camisa e tradição não ganham mais jogo.Ética,sim.E essa orcrim,como toda orcrim,não tem ética nenhuma.CNPJ cancelado.
Ela devia pagar os credores a justica esta muita devagar
SERIA BOM A ANTT, TOMAR CIÊNCIA QUE NO DIA 20, 21, 22 e 23, dias do Início da Pandemia do corona-virus ,foram demitido 497 funcionário, eu sou um deles, trabalhei + de 15 anos , e até o momento não recebemos nossas rescisão, muitos pais e mães de família sem receber nada. e esse canalha do Sidnei Piva continua brincando com todos nós e com a Justiça, em entrevista do Sidnei Piva com o jornalista Fernando Cabrine , ele mentiu o tempo todo e em certo trecho da conversa, falou pra Cabrine que a recuperação judicial, os compromissos estavam todos em dia, que estavam cumprindo rigorosamente com seus deveres! Peço aqui encarecidamente que se faça justiça e cobrem isso por nós que vestimos com gosto a camisa da empresa e demos tanto sangue por ela, não é justo colher-mos o fruto desse canalha.