Prefeitura de Jundiaí (SP) divulga pesquisa que detalha perfil dos usuários de ônibus

Levantamento ouviu, presencialmente, 400 pessoas. Foto: Divulgação.

Sistema de transporte coletivo tem aprovação de 34% dos passageiros

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Jundiaí (SP) divulgou uma pesquisa inédita realizada pela consultoria APPC, que avaliou a satisfação com relação ao serviço de transporte coletivo na cidade.

O levantamento indica aprovação de apenas 34% dos usuários do sistema. Entretanto, somando-se o que consideram a prestação do serviço regular a aprovação sobe para 76%.

Segundo a Prefeitura, o levantamento ouviu, presencialmente, 400 pessoas nos sete terminais urbanos de Jundiaí, distribuídos de acordo com o fluxo de passageiros de cada terminal.

PERFIL

No que diz respeito ao perfil dos usuários, segundo o levantamento, 52% usam o sistema de transporte todos os dias e 60% fazem uso de outros meios de transporte além do ônibus, como transporte por aplicativo (28%), carro próprio (26%), carros de outras pessoas (9%) e motos (4%).

O levantamento mostrou também que 80% dos passageiros utilizam o transporte coletivo por necessidade e 20% por opção.

Do total que usa por necessidade, 43% não tem outro veículo, 39% consideram mais econômico e 5% dizem que é exigência do trabalho; dos que usam por opção, 61% consideram mais econômico, 19% mais rápido, 3% porque colabora para diminuir a poluição e 3% porque colabora para diminuir o trânsito. Já nos quesitos ocupação e renda, 55% se declaram trabalhadores assalariados e 53% ganham até dois salários mínimos.

Usuários com acesso à internet através do celular correspondem a 88% e, entre os mais jovens, a 96%.

“O acesso à internet vai ao encontro dos investimentos em tecnologia da atual gestão municipal, como o App Já Jundiaí, pelo qual o usuário pode fazer o carregamento do cartão comum de transporte ou mesmo criar uma carteira digital que permite colocar créditos e fazer suas viagens, além de programar a sua viagem e só se dirigir ao ponto próximo do momento do embarque, usando o sistema de GPS para ver a localização do ônibus (como acontece com os carros por app)”, detalhou a Prefeitura, em nota.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a pesquisa de opinião tem o propósito de assegurar transparência e participação dos usuários nas ações de qualificação do transporte. A análise compõe as ações do Plano de Mobilidade Urbana e será realizada periodicamente de modo a orientar soluções para os principais entraves do transporte coletivo local.

A pesquisa também avaliou a qualidade dos serviços prestados, a frota, os motoristas, os terminais, as condições dos pontos de parada e a forma de pagamento das passagens.

Confira AQUI a pesquisa completa.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Aparecido Donizete Reinoldes disse:

    Deveria fazer uma pesquisa de satisfação do usuário quanto a demora, linhas, conforto e confiabilidade nós serviços, já fica a minha opinião: precisa melhorar.
    Aproveito para solicitar a construção de ciclo vias pela cidade

  2. Alex disse:

    Mentira total isso que 76% aprovam o transporte público isso é um lixo total nem os horários são cumpridos corretamente oooo mídia senvergonha e mentirosa

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