Novo diesel R5 com conteúdo renovável vai ser testado em linhas de ônibus de Curitiba em janeiro de 2022

Ônibus da Redentor

Projeto envolve Petrobras, Vibra, Auto Viação Redentor e a prefeitura da capital paranaense

ADAMO BAZANI

A Petrobras e a Vibra anunciaram nesta terça-feira, 28 de dezembro de 2021, que começam em janeiro de 2022 com um novo tipo de diesel em três linhas operadas pela Auto Viação Redentor, em Curitiba.

Será analisado por seis meses em condições práticas o Diesel R5 (com 5% de conteúdo renovável), produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar).

A estatal explica que, neste período, serão fornecidos cerca de 120 mil litros do combustível para a frota, com o objetivo de avaliar, em situação real, a influência do novo combustível na redução de emissões, no desempenho e na manutenção desses ônibus.

Segundo a Petrobras e Vibra, o novo combustível Diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo. O combustível sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5 % de diesel renovável, também chamado de diesel verde. A Vibra fará a adição obrigatória de 10% de biodiesel éster e entregará o produto final à empresa de ônibus com 15% de conteúdo renovável.

A estatal diz que estudos preliminares apontam que o diesel renovável reduz cerca de 70 % das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel mineral (derivado do petróleo).

“O diesel verde ou renovável é um biocombustível avançado, quimicamente igual ao diesel mineral (derivado do petróleo), só que produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais ou até mesmo óleo de cozinha usado. Ele pode ser produzido em unidades dedicadas pelo coprocessamento em unidades de hidrotratamento de óleos vegetais com o diesel de petróleo.  Apesar de ainda não ser usada industrialmente no Brasil, a tecnologia de coprocessamento é amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos, por se tratar da forma mais rápida e barata de se introduzir o diesel renovável no mercado, já que utiliza as unidades industriais existentes nas refinarias de petróleo.” – explica nota da Pretrobras.

O possível uso do diesel renovável, está em discussão no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

O combustível pode ser produzido em unidades dedicadas ou por coprocessamento com óleos vegetais, também ser considerado no teor obrigatório de biocombustível no óleo diesel.

Na mesma nota, a Petrobrás acredita que o Diesel R5 tem potencial para ampliar a concorrência no mercado de abastecimento de veículos de grande porte, como ônibus, caminhões, tratores e locomotivas.

“Caso seja aceita, a introdução do novo combustível trará vantagens para o consumidor, na medida em que a adoção do diesel renovável, mais moderno, viabiliza a utilização de teores mais elevados de renováveis nos novos motores a diesel. Além disso, propiciará maior competição entre os biocombustíveis para motores a diesel. A concorrência impulsiona a melhoria de qualidade e redução de custos de ambos os produtos (diesel renovável e biodiesel éster).”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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