Câmara de Guarulhos aprova projeto de Guti para o fim da gratuidade nos ônibus para pessoas entre 60 e 64 anos

Com isso, a cidade da Grande São Paulo, passa a seguir os passos da capital paulista e do Estado

ADAMO BAZANI

Por 24 votos favoráveis, duas abstenções e oito contrários, vereadores de Guarulhos, na Grande São Paulo, aprovaram na última sessão da Câmara Municipal, em 23 de dezembro de 2021, o fim da gratuidade nos ônibus locais para pessoas de 60 a 64 anos de idade.

O PL 4251/2021, que retira o benefício, é de autoria do prefeito Gustavo Henric Cost, o Guti, e altera a Lei n° 6.548, de 20/08/2009, sobre a criação do Bilhete Único.

A previsão, com a sanção de Guti, é que a gratuidade para estes passageiros termine em janeiro de 2022.

Para pessoas com 65 anos ou mais, nada muda, já que neste caso, a gratuidade nos ônibus e demais meios de transportes públicos é garantida por lei federal.

Segundo nota da Câmara, o vereador Edmilson (PSOL) apresentou uma emenda visando impedir a retirada desse direito, mas não teve sucesso. A emenda obteve nove votos favoráveis, insuficientes para garantir a manutenção do benefício. “Essa Casa é muito bondosa para as empresas de ônibus, mas não tem sensibilidade quando se trata do povo”, disse.

“O Governo quando quer rever uma situação de isenção deveria fazer um planejamento amplo”, disse Dr. Laércio Sandes (DEM), que também criticou o projeto. “Essa Câmara está tirando daqueles que mais precisam”. 

Votaram pela retirada da gratuidade para pessoas com 60 a 64 anos nos ônibus: André Alves (Cidadania), Carlinda Tinoco (Republicanos), Carol Ribeiro (PSDB), Danilo Gomes (DC), Dr. Alexandre Dentista (PSD), Fausto Martello (PDT),Geleia Protetor (PSDB), Geraldo Celestino (PSC), Gilvan Passos (PSD), Jorginho Mota (AGIR), Karina Soltur (PSD), Lauri Rocha (PSD), Leandro Dourado (Sem Partido), Luís da Sede (PSD), Maurício Brinquinho (PT),Pastor Anistaldo (PSC), Paulo Roberto (PTB), Rafael Acosta (DC), Romildo Santos (PSD), Sandra Gileno (Patriota), Sérgio Magno (Patriota), Ticiano Americano (Cidadania), Vanessa de Jesus (Republicanos) e Wesley Casa Forte (PSB)

Votaram pela permanência da gratuidade para pessoas com 60 a 64 anos nos ônibus: Dr. Laércio Sandes (DEM), Edmilson Souza (PSOL), Jaime Junior (Republicanos), Lucas Sanches (PP), Marcelo Seminaldo (PT), Márcia Taschetti (PP), Prof. Rômulo (PT) e Wellinton Bezerra (Sem Partido).

Ausências: Janete Pietá (PT) e Lamé (MDB)

Com isso, a cidade de Guarulhos, passa a seguir os passos da capital paulista e do Estado de São Paulo que, em dezembro de 2020, também na época de Natal, acabaram com o benefício.

OUTRO LADO:

Em uma rede social, a prefeitura informou que a gratuidade continuará para quem já possui o benefício

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. João Luis Garcia disse:

    Parabéns ao Exmo Sr Prefeito que está tendo a coragem de tomar uma decisão como essa, afinal por mais impopular que possa parecer a decisão, os munícipes precisam entender que não existe almoço de graça.
    Essa gratuidade que espalhou-se pelo País por causa de medidas muitas delas populistas devem ser revistas urgentemente, pois um dia a conta chega.
    E hoje o que vemos na grande maioria das grandes e médias cidades é a realidade que estamos presenciando, os sistemas já não mais se sustentam sem a concessão de subsídios e atitudes como a do Exmo Sr Prefeito da cidade de Guarulhos, que por sinal diga-se de passagem é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo.
    Que atitudes como essa possam levar aos demais governantes a terem a coragem e o discernimento para com a concessão das gratuidades no transporte público.

    1. Orlando C. disse:

      Fale isso por você.
      Que vergonha! Retirar benefício do transporte de pessoas com mais de 60 anos, idosos, já que a lei (Estatuto do Idoso), considera 60 anos ou mais com essa característica!
      Os sistemas de transporte não se sustentam pq não são sustentáveis. Não são dignos mais de receber pagamentos dos usuários que com razão estão migrando para outros meios de deslocamento! Cansamos de pagar com o suor do nosso rosto, a vidinha boa desses empresários malditos que compram ônibus como se estivessem comprando carreta para transporte de porcos, com manutenção péssima!, colocando verdadeiros lixos para rodar, antros de contaminação e de riscos diversos! E ainda quer subsídio! Vai caçar subsídio lá na CASAdoCARALHO!
      Eu espero que os GUARULHENSES GUARDEM COM BASTANTE ATENÇÃO OS NOMES E OS PARTIDOS DESSES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE VEREADORES PRINCIPALMENTE ESSES EVANJEGUES, PASTORAIADA SAFADA E CORRUPTA, DESSES PARTIDOS REPUBLICANOS, PATRIOTA, PSC, PSD, ALIAS ESSA CANALHADA TODA, E LHES DEVOLVA O TROCO BEM DADO!

      1. Alvair Souza Rezende disse:

        Concordo totalmente com sua indignação.

      2. Antônio Donizeti disse:

        Tá certíssimo ,ano que vem tem eleição aí vai sentir o poder do voto

      3. Terezinha disse:

        vc falou tudo que eu gostaria de falar são todos um bando de lixo quando se candidata vai na porta dos idoso pedindo voto acorda povo idoso e família manda esses vereadores por quinto dos inferno cambada de safados

      4. Eleuza disse:

        Pois é eles fazem apenas o lhes provem esqueceram que as eleições estão aí e a cada dois anos também, o povo não está mais tão desatentos como antes e estes Canalhas como bem disse o amigo na escrita acima não precisam contar moedinhas pedir na maioria das vezes dinheiro aos seus familiares e nas ruas para sobreviverem etc. Parabéns bando de Canalhas enquanto vcs comem bebem andam de carrões se vestem bem obrigado a nossas custas. Vocês são da gang do ALI BABA E OS MILHÕES DE LADRÕES..

      5. Eleuza M.B. Moreira disse:

        Grandes Canalhas aproveitadores ladrões dos direitos adquiridos pela nossa já tão destruída sociedade de pobreza extrema…

      6. Luiz disse:

        Apoiado, depois eles aparecem na época das eleições pedindo votos para bancar a vagabundagem deles, e não tem a minima noção do que é trabalhar na vida, bando de parasitas.

    2. Pedro disse:

      Concordo. As pessoas não entendem que para que um grupo de pessoas não paguem pelo transporte ou paguem apenas a metade, outros grupos terão que pagar mais. Ou, o que é pior, pagar mais por outros produtos/serviços que não tem nenhuma relação com o transporte, mas que os valores acabam sendo utilizados para subsidiar seus custos.
      Isso se aplica não só ao transporte, mas também a muitos outros serviços.
      Muitos benefícios deveriam ser extintos.

      1. Luiz Ribeiro disse:

        Só lembrando quem tem 60 anos ainda está apto a votar.. .
        Fica a dica.

  2. Alcides disse:

    Bom dia. Meu nome é Alcides, o vereador Maurício Brinquinho disse no face que votou contra, gostaria de saber se foi realmente isso, para não cometer injustiça.

    1. Luiz Ribeiro disse:

      Se for vdd mesmo mais um traidor do povo e logo o PT, vamos acordar povo guarulhenses.

    2. Terezinha disse:

      mentira o buraquinho votou a favor de tirá o bilhete dos idosos

  3. V.Silva disse:

    Anotem os nomes desses que votaram contra os idosos e dêm o troco nas próximas eleições.
    São traidores do povo! Trairam seus próprios discursos quando foram pedir votos na eleiçào.

  4. HENRIQUE SODRE BACCILIERI disse:

    Bando de FDP !!!! Meu voto e de quem puder convencer não terão nunca mais . Está salvo minha lista seus cornos!!!!

  5. Pamela disse:

    Anotando os nomes dos fdps q votaram a favor, não deram meu voto e nem dos meus familiares pq farei questão de espalhar essa notícia. Inclusive o guti

  6. jandira silva disse:

    Vamos lembrar esses nomes nas urnas

  7. Alvair Souza Rezende disse:

    Subsidiar idosos necessitados com a gratuidade não pode, mas subsidiar as empresas de ônibus milionárias, ah, isso sim, pode.
    Além do preço das passagens ser um assalto ao bolso dos trabalhadores.
    Porque esses vereadores não bancam seus custos com locomoção ao invés de tirar, cada vez mais, o suado dinheiro da população.
    E só votaram contra aqueles da atual oposição, pois se fossem situação fariam o mesmo. É tudo “farinha bichada” do mesmo saco.
    LAMENTÁVEL E VERGONHOSO!

  8. Erivaldo disse:

    Anotado os nomes dessa corja não terão meu voto e nem da minha família.

  9. MARIA DA GLORIA PEREIRA FERREIRA disse:

    Vergonha tanto idosos sem dinheiro nem pra comer prá comprar remédio precisa sair e vêm esse bando de ladrão e fãs isso perguntar prá ele se os parentes dele idosos pagar
    Passagem se ele abre mão de alguma coisa e benefício do pobre quê são os mãis afetados as vezes eu mesmo não tenho um real no bolso magina quantas pessoas não serão afetados com isso parabéns ao polico sem coração sem palavras sem respeito com nosso idosos que já fizeram tanto e o pouco que conquistará vem esse políticos ladrão e rouba seus direito parabéns perfeito guti e claro você não precisa andar de ônibus né e nem seu familiares

  10. José Roberto da Cruz disse:

    Isso é uma vergonha nacional vamos mostrar nas urnas nossa gratidão.

  11. Ana Maria de Souza disse:

    Covardia desses governantes a maioria dos idosos recebe um salário mínimo pr se alimentar comprar medicamentos e ainda tem que pagar passagem depois de ter contribuído tantos anos isso é uma vergonha tirar de quem recebe tão pouco vai um deles tentar sobreviver com 1,100 reai só para sentir na pele o que e isso

  12. Rodrigo disse:

    Ameii, nos jovens que não trabalhamos temos que pagar enquanto os aposentados que tem renda não paga. Muito errado isso fora isso eles usa essa oportunidade para esta passeando pra lá e pra cá atoa. Amei

  13. Luiz Ribeiro disse:

    Vamos fazer uma reforma política com salário mínimo para os parlamentares e que ele e seus familiares utilizem o SUS,para mostrarem que não tem preconceito…. afinal trabalham para o povo ou não?

  14. Vergonha disse:

    Todos iguais…só fazem as coisas em benefício próprio..o raça ruim esses políticos medíocre.. depois vem com mentiras..propostas vazias para receber votos,tomem vergonha na cara… faça pelo povo Guarulhense o que de fato precisa..vai tirar o benefício das pessoas e gasta com o corredor de ônibus na santos Dumont sem necessidade só pra gastar dinheiro atoa.. enquanto isso as pessoas estão perdendo as suas coisas com enchentes nós bairros sem nenhuma estrutura de esgotamento de água..a é o tempo de vcs são para tirar o benefício do povo.. vergonha… vergonha… vergonha..

  15. Vanessa disse:

    Gente isso eh um absurdo. Uma cidade igual Guarulhos com milhões de impostos falta tudo e ainda querem tirar o direito a gratuidade #foraaaaagutiiiiiiiiiiii ta fazendo hora extra não faz nada pelo povo não tem mais médicos nos postos não tem mais nada será que o povo é cego? Gente acordaaaaaaa faz uma vez na vida uma reforma de asfalto. Pra dizer que esta fazendo algo, só pra sair no jornal na época de eleição.
    Cara o que ta acontecendo com povo guarulhense que estão se vendendo pra ter isso como resposta. É triste e lamentável.

  16. Walter disse:

    Esta atitude é absurda,quer dizer que parece que quem tem mais de 60 anos nunca pagou passagem,parabéns pela péssima atitude e pelo grande respeito por nós idosos,parabéns pelo prefeito por estar preocupado com este tipo de coisa, eu ainda trabalho,não sou aposentado,pago impostos,e estou com 64 anos,gostaria apenas de saber o porque de tirar gratuidade de idoso,é isto que vai manter as empresa de ônibus,com tanta coisa para se fazer,meus parabéns mais uma vez pelo total descaso com quem tanto colaborou para a cidade e ainda no meu caso ainda trabalho e parabéns pelo respeito com os idosos.Pais de político não precisam de tal benefício não é isto, mas e os outros idosos que ganham pouco e tanto necessitam,deveriam ter um pouco de consideração e respeito para quem fez e ainda faz uma história.

  17. Walter disse:

    Um absurdo,meus parabéns Prefeito e políticos,tanta coisa para se preocupar,vão tirar gratuidade de idoso,outra coisa que um jovem disse ai em cima que os idosos tem renda,como ele pode afirmar isto,tenho 63 anos e ainda trabalho para me sustentar,a mim e minha familia,pago impostos e muito por sinal,eu lhe pergunto quanto tempo acha que já paguei de passagens,onde está o respeito e a consideração por idosos que tanto fizeram e ainda fazem por este município que é um dos mais ricos do Brasil em impostos.Que vergonha mexer com gratuidade de idoso, onde está a consideração por quem faz a história deste município.Na realidade os pais de políticos não precisam deste benefício,são ricos,tente imaginar o quanto isto pesa para um assalariado como eu e minha família.Parabéns pela grande desconsideração e falta de respeito.Ricos tirando de quem tem tão pouco.

  18. Verenice Barros Diniz disse:

    Pelo que está na matéria, quem já tem o benefício, mesmo q tenha entre 60 e 64 será mantido.. com isso, o projeto vai afetar quem completa 60 a partir do mês q vem pois não poderão solicitar. Ainda assim, continua sendo uma tremenda injustiça e já anotei os nomes da corja q votou a favor!

  19. Tino disse:

    Esse nosso pais sera que rolou dinheiro nisso isso nosso governantes que escolhem paga o preco coitados deixa ele trabalhar e guanhar um troquinho ou nao so na amizdade vergonha de ser guarulhence

  20. Almir Tiago Ferreira disse:

    O prefeito de Guarulhos mão era pra ganhar mais o povo votou agora aguenta calado

  21. Laudicea Accioli disse:

    Com poucas palavras nas próximas eleições saibam votar, esses que só querem ferrar com os pobres, esses que só benefície a eles mesmo descartam eles políticos tem que apoiar o povo até o final do mandato, infelizmente eles só premetem , vamos ficar esperto e aprender votar.

  22. Roni Silva disse:

    Parabéns o prefeito mostrando suas Asinhas já né
    Não deveriam votar os senhores de 60 anos
    Lamentável a situação do nosso país…..

  23. Helio Corintho seraphini Filho disse:

    Vai dar em nada, Brasileiro tem memória curta, nas próximas eleições eles aparecem de novo e o povo reelege esses vagabundos !!!

Deixe uma resposta