Onde usar o banheiro na CPTM e no Metrô de São Paulo? Confira a lista atualizada
Publicado em: 19 de dezembro de 2021

CPTM disponibiliza sanitários públicos em 92 estações, abertos durante todo o horário de operação comercial
JESSICA MARQUES
Na hora do aperto durante os deslocamentos no transporte coletivo, é importante saber onde estão os sanitários públicos.
O Diário do Transporte fez um levantamento dos locais para usar o banheiro nas dependências da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e no Metrô de São Paulo. Confira:
CPTM
Desde o início da pandemia da covid-19, os sanitários das estações da CPTM estão abertos durante todo o horário da operação comercial. Atualmente, há banheiros públicos em 92 estações, das 96 existentes.
Segundo a CPTM, nas quatro estações em que não há banheiro público (Jundiaí, Imperatriz Leopoldina, Santa Terezinha e Braz Cubas), o passageiro que precisar pode solicitar a um funcionário para usar o banheiro interno.
Além disso, a licitação para as obras de construção de sanitários públicos na Estação Braz Cubas, na Linha 11-coral da CPTM, foi realizada em 1º de dezembro. Está prevista a construção de quatro sanitários públicos (dois masculinos e dois femininos), sendo dois deles acessíveis.
Antes da pandemia, o horário de funcionamento dos sanitários da CPTM era das 6h às 22h. Entretanto, como medida de combate ao coronavírus, o período foi estendido.
Na época, os passageiros tinham que solicitar o uso do sanitário para um funcionário da estação, caso a necessidade fosse fora deste período.
Relembre:
Banheiros das estações de trem da Grande São Paulo fecham antes do fim da operação
METRÔ DE SÃO PAULO
Por sua vez, o Metrô de São Paulo dispõe de 35 locais com banheiros para os passageiros. Todos os sanitários públicos do Metrô são acessíveis e de uso gratuito. Confira a lista com os detalhes de funcionamento clicando aqui.
As estações da Linha 1-Azul são Portuguesa-Tietê, Jabaquara, Conceição, Vila Mariana, Ana Rosa, São Bento e Armênia.
Na linha 2-Verde, são Vila Madalena, Paraíso, Chácara Klabin, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
Já na Linha 3-Vermelha, são Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca-Vila Ré, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Brás, Pedro II, Sé e Palmeiras-Barra Funda.
Por fim, o monotrilho da Linha 15-Prata possui banheiros em todas as estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, nas áreas pagas.
Já as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, administradas respectivamente pela ViaQuatro e ViaMobilidade, têm sanitários em todas as estações.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Ter um banheiro disponível pra uso, limpo é muito bom quando se está apertado, o que incomoda é a quantidade de gays que ficam se pegando dentro fazendo a maior algazarra como muitas vezes sexo na frente de todos, eu já presenciei nas estações Brás e barra funda no lado da CPTM, chamei os vigilantes e nada aconteceu. Se pudessem dar uma lançada de spray de pimenta ou outros artifícios que não deixasse que isso aconteça acredito que não haveria tanta falta de respeito nos banheiros públicos