Detran.SP aponta que 185 mil motoristas ainda não renovaram a CNH em São Paulo

Atualmente, 60% das renovações são feitas de forma virtual. Foto: Divulgação.

Motoristas que estiverem com o documento vencido entre março e abril de 2020 devem regularizar a situação até 30 de dezembro

JESSICA MARQUES

O Detran.SP informou que ainda há 185 mil motoristas com CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) vencidas entre março e abril de 2020, e que devem ser renovadas até 30 de dezembro, de acordo com deliberação do Contran.

Por esse motivo, o departamento realizou dois mutirões em 97 unidades integradas ao Poupatempo, nos últimos sábados.

As vagas para agendamento dos serviços foram liberadas com antecedência pelo portal, aplicativo ou totens do Poupatempo, pois é necessário que o interessado marque horário para ser atendido. O serviço presencial é oferecido no horário habitual de cada unidade.

RENOVAÇÃO DE FORMA VIRTUAL

O departamento informou ainda que a renovação pode ser feita de forma virtual, por meio do portal do Detran.SP.

“Os mutirões auxiliam a população que prefere fazer o serviço presencialmente, mas é importante lembrar que pelos canais digitais do Poupatempo e do Detran.SP é possível solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de ir aos postos de atendimento. Basta apenas que ele faça o exame médico na clínica credenciada”, afirmou o diretor -presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

AUMENTO NAS RENOVAÇÕES

Entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o Detran.SP, foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 milhão no mesmo período de 2020.

Com a ampliação dos serviços digitais do Detran.SP, hoje 60% das renovações de CNH são feitas sem a necessidade do motorista comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento. Em 2020, somente 27,4% desses procedimentos eram efetuados pelos canais eletrônicos.

Além do serviço de renovação da CNH, o Detran.SP disponibiliza mais de 76 opções de serviços eletrônicos. Podemos destacar também: segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta