Testes para futura Estação Colonial fecham estações da Linha-15 Prata neste domingo (19); Linha 3-Vermelha terá operação diferenciada

Estação Jardim Colonial está prestes a ser inaugurada. Foto: Metrô de SP

Passageiros do monotrilho serão atendidos pelo Paese; para a Linha 3, opção é utilizar Linha 11-Coral da CPTM

ALEXANDRE PELEGI

Os passageiros que utilizam as linhas 15-Prata de monotrilho e a linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo deverão estar atentos neste domingo, 19 de dezembro de 2021

A Linha 15-Prata fechará todas as suas estações das 4h40 às 16 horas para continuidade dos testes no sistema de sinalização e controle de trens para que a futura estação Jardim Colonial possa entrar em operação.

Quem se utiliza desse serviço será atendido por ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) entre as estações Vila Prudente e São Mateus até a reabertura das estações.

Os testes são parte do protocolo que precede a abertura de novos trechos, necessários para preparar o sistema de sinalização e controle de trens.

O trecho de mais de 1,7 km, que estenderá a Linha 15 de São Mateus ao Jardim Colonial, deve ser inaugurado até o final do ano. A Jardim Colonial vai atender a mais de 40 mil passageiros por dia em seus 4,5 mil m² de área construída com estrutura totalmente acessível.

Já a Linha 3-Vermelha terá circulação por via única entre Vila Matilde e Guilhermina-Esperança do início da operação até as 13 horas, também no domingo (19).

O objetivo é a instalação de equipamentos do novo sistema de controle de trens (CBTC), parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens. “Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância entre as composições, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente”, afirma comunicado da Companhia.

Além da operação singela, os trens circularão com velocidade reduzida e maior tempo de parada em toda a extensão da Linha 3-Vermelha. Como opção de transporte da zona leste para a região central, os passageiros podem optar pela Linha 11-Coral da CPTM.

Essa linha passa por Corinthians-Itaquera e permite a transferência gratuita para o Metrô nas estações Tatuapé e Brás (Linha 3-Vermelha) ou na estação Luz (Linha 1-Azul). A partir das 13 horas, a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha voltará a ocorrer normalmente.

O Metrô publicará mensagens nas redes sociais e vai emitir mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, além de afixar cartazes nas estações.

Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô pode ser contatada diariamente das 5h à meia-noite, pelo telefone 0800-770-7722.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading