Problemas no TOP: Associação de bilhetagem contrata 50 técnicos para rodar estações e restabelecer autoatendimento em casos de falhas que têm sido constantes

Informação é da STM; Estações de maior movimento terão profissionais dedicados, promete pasta, ABASP tem CPTM, Metrô, que são do Estado, e empresas de ônibus entre as associadas e que vão ter de gastar mais recursos para sanar os problemas

ADAMO BAZANI

Em torno de 50 técnicos vão percorrer estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para tentar restabelecer mais rapidamente as máquinas de autoatendimento do TOP, a nova bilhetagem lançada pela gestão João Doria.

De acordo com a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) em nota no fim da tarde desta segunda-feira, 13 de dezembro de 2021, a contratação destes profissionais é uma das respostas da ABASP (Associação Apoio Bilhetagem Arrecadação Serviços Públicos de Transportes Coletivos de Passageiros no Estado de São Paulo) à notificação da pasta cobrando explicações sobre os recorrentes problemas que o TOP tem representado na vida de quem usa trens do Metrô e da CPTM, além dos ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Fundada em 2019, a ABASP reúne as empresas de ônibus do sistema EMTU reunidas no CMT (Consórcio Metropolitano de Transporte), a Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, ou seja, tem empresas estatais nos seus quadros e as viações que são privadas. A ABASP terá de arcar com os custos de melhorias.

O Diário do Transporte tem mostrado as dificuldades dos usuários dos transportes por causa do TOP: incertezas de o Governo do Estado vai ou não ficar mesmo com o dinheiro residual do cartão BOM que será descontinuado, falta de papel para imprimir os QR Codes, máquinas de autoatendimento toda a hora fora do ar, bilhetes fraudados vendidos por ambulantes nas portas das estações que viraram caso de Polícia, cronograma de implantação muito pouco divulgado nos ônibus do sistema EMTU, dificuldades para fazer o cadastro e ter o TOP são algumas de várias dores de cabeça que o passageiro a obrigado a enfrentar por causa da troca de bilhetagem.

Como mostrou a reportagem, o governo do Estado criou um comitê para acompanhar a série de problemas e cobrou a ABASP.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/12/08/com-tantos-problemas-envolvendo-o-top-gestao-doria-cria-comite-e-cobra-de-associacao-de-empresas-explicacoes/

Segundo a STM, a ABASP prometeu o reforço escalonado das equipes de atendimento, chamadas de Posso Ajudar, em todas as estações por 30 dias, para auxiliar a população durante a compra de bilhetes nas máquinas de autoatendimento ou quaisquer eventuais dúvidas que os passageiros tenham. As equipes iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira, 13 de dezembro de 2021, pelas estações Brás, na L3-Vermelha e São Bento, na L1-Azul (além dos atendimentos que já existiam nas estações Belém na L3 e Granja Julieta na L9).

Foram ainda contratados técnicos dedicados em 45 estações de com maior volume de venda de bilhetes e também profissionais exclusivos por linhas/turnos.

Os problemas também demandaram custos em comunicação pela associação, que, ressalta-se, tem empresas estatais entre as associadas.

Outra ação já tomada foi o início de campanha em massa com orientações sobre os serviços disponíveis na nova plataforma de mobilidade em rádios, redes sociais, nas estações da CPTM e do Metrô, além de estabelecimentos comerciais nas proximidades. Além disso, a associação irá envelopar todas as bilheterias das estações também com os serviços disponíveis aos cidadãos.

PROBLEMAS PARA OS PASSAGEIROS

A vida do passageiro dos transportes metropolitanos de São Paulo se tornou ainda mais difícil com a implantação do TOP.

Diariamente o Diário do Transporte tem acompanhado os problemas que não são poucos, ente os quais:

– Na hora de fazer o cadastro, ocorrem muitas falhas e muitos passageiros tiveram de tentar várias vezes e alguns desistiram;

– Mesmo após o sistema ter confirmado o cadastro, passageiros relatam que não conseguem fazer o acesso

– Falta papel constantemente nos totens do TOP para imprimir o QR Code;

– Aplicativo do TOP apresenta instabilidades de forma constante;

– Secretaria dos Transportes Metropolitanos não explica de forma clara o que vai ser feito com o saldo residual que não é suficiente para pagar uma passagem do Cartão BOM que não poderá ser carregado a partir de janeiro de 2022. A STM diz que não haverá perda de saldo, mas ao mesmo tempo diz que não haverá transferência do BOM para o TOP. Qual seria o mecanismo então para usar este residual? – Ainda sem explicações;

– Passageiros da EMTU estão confusos porque os ônibus estão aceitando gradativamente o TOP e não há informações amplamente divulgadas sobre o cronograma que varia de acordo com a viação

– Passageiros onde havia o BOM nos sistemas municipais estão perdendo as integrações com o sistema de trilhos já que o TOP não será usado nestes ônibus municipais;

– Fraudes estão sendo recorrentes, com criminosos conseguindo imprimir o QR Code sem pagar e vendendo os bilhetinhos de papel no mercado paralelo;

– O TOP, apesar de ser “nova bilhetagem”, foi implantado sem licitação ou qualquer tipo de concorrência pública. A operadora é a empresa Autopass, que já operava o BOM, por isso o estranhamento quanto ao fato de a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) dizer que não é possível transferir saldo do BOM para o TOP;

– Denúncias de cobrança em duplicidade pelo sistema do TOP por uma passagem;

FALTA DE PAPEL:

A reportagem mostrou que nos últimos dias, o problema foi a falta de papel nos totens que imprimem o QRCode.

Entre as estações apontadas pelos passageiros, estão Sapopemba, Itaquera, Tietê e Osasco.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/12/02/passageiros-voltam-a-relatar-falta-de-papel-para-imprimir-o-qr-code-do-top-em-estacoes-de-trem-metro-e-monotrilho/

SALDO DO BOM COM O GOVERNO E EMPRESAS DE TRANSPORTES

Ministério Público que questionou a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) sobre os saldos residuais que vão sobrar no Cartão BOM, que será descontinuado, e não poderão ser transferidos para o TOP, novo cartão dos ônibus do sistema EMTU e nos trilhos: CPTM e Metrô.

O promotor da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital Paulista, Luiz Ambra Neto, instaurou um PPIC (Procedimento Preparatório de Inquérito Civil) com uma série de questionamentos sobre a mudança de cartões, em especial sobre o saldo residual que cada BOM pode ter e não será transferido para o TOP e nem será usado nos ônibus e trens, apesar de serem valores já pagos pelos passageiros.

A partir de janeiro de 2022, o Cartão BOM não poderá ser mais carregado, o saldo pode ser usado até o final. Entretanto, como não haverá transferência de saldo do BOM para o TOP, as sobras que ficarem no BOM e não forem suficientes para pagar uma passagem inteira poderão ser perdidas pelos passageiros, ficando nos bolsos do Governo do Estado de São Paulo e com as operadoras dos sistemas de trilhos e de ônibus. Na prática, é quase impossível zerar o Cartão BOM em muitos casos.

Em cada cartão, devem sobrar valores baixos, entre alguns centavos e R$ 4, R$ 5. Mas somados todos os milhões de cartões BOM que existem, os valores serão milionários.

Tudo dinheiro já pago diretamente pelo passageiro na modalidade Comum do BOM ou pelo empregador que comprou o Vale-Transporte do funcionário.

Ouça e entrevista em:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/26/entrevista-mp-entra-no-caso-da-mudanca-do-bom-para-o-top-e-cobra-da-gestao-doria-explicacoes-sobre-residual-que-pode-ser-perdido-por-passageiros/

Entidades de defesa do consumidor criticaram o fato de o Governo do Estado ficar com estes residuais por não haver transferência de saldo entre cartões, ainda mais porque tanto o BOM como o TOP são administrados pela mesma empresa, a Autopass.

O coordenador de mobilidade do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Rafael Calábria, disse em entrevista ao Diário do Transporte que o ato é uma prática abusiva que que o passageiro não deve pagar por uma escolha do Governo do Estado em trocar o Cartão.

“O usuário não pode ter um ônus para continuar tendo acesso à bilhetagem porque o Governo do Estado decidiu mudar o bilhete. O que se espera é que o Governo do Estado dê transparência a este ponto da mudança, atenda a cada uma das pessoas e proceda eletronicamente uma transferência. O acesso ao dinheiro que é da pessoa é garantido por lei. “ – disse Calábria.

“É uma questão relevante sim. Podem ser valores pequenos por cartões, mas somando, no total é um valor grande” – complementou

Já o Procon, em nota ao Diário do Transporte, voltou a defender que o passageiro do transporte metropolitano não pode perder um centavo sequer no processo de descontinuidade do Cartão BOM e entrada de um novo bilhete, o TOP, a ser usado no Metrô, CPTM e ônibus do sistema EMTU.

Os créditos existentes no cartão BOM terão que ser esgotados, não pode haver cancelamento sem que eles sejam utilizados qualquer que seja o pretexto.

Sendo criado um novo cartão os créditos devem ser passados para o novo cartão ou o cartão anterior deve ser mantido com o usuário até o esgotamento dos créditos existentes.

Um abaixo-assinado virtual endereçado ao governador de São Paulo, João Doria, pede que a gestão estadual encontre uma forma para que sejam transferidos os créditos do Cartão BOM para o Cartão TOP nos transportes metropolitanos: ônibus do sistema EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô e CPTM.

O endereço da petição é:  https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR121457

O saldo que sobrar no Cartão BOM e não for mais suficiente para pagar uma passagem será migrado para o Cartão TOP “um pouco mais à frente”.

A informação foi do secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, em entrevista na manhã de 08 de dezembro de 2021, ao jornalista Agostinho Teixeira da Rádio Bandeirantes.

Paulo Galli, entretanto, não informou como será feita esta transferência e nem quando.

Em janeiro de 2022, não será possível mais carregar o Cartão BOM.

O problema dos saldos residuais, pequenos valores em cada cartão que somados chegam a milhões de reais, foi levantado pela primeira vez pelo Diário do Transporte em 24 de novembro de 2021.

Na ocasião, Galli foi menos específico ainda ao Diário do Transporte e disse que o assunto só será pensado pelo Governo do Estado, depois.

“Isso a gente vai ver lá na frente. Agora vamos deixar as coisas acontecerem, os cartões serem implementados. Este assunto a gente vai discutir quando realmente for um problema. Hoje ele não é” – disse sem dar mais detalhes.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/24/sobras-do-cartao-bom-podem-somar-recursos-milionarios-que-passageiros-vao-perder-com-a-entrada-do-cartao-top/

FRAUDES:

Policiais civis apreenderam em 03 de dezembro de 2021, 386 bilhetes QR Code do TOP, nova bilhetagem dos transportes metropolitanos de São Paulo, obtidos de forma irregular e que eram vendidos por um homem de 32 anos na estação Jardim São Paulo, na zona Norte da capital paulista.

A informação foi confirmada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) nesta segunda-feira, 06 de dezembro de 2021.

Foi a maior apreensão até o momento.

De acorro com a pasta, o suspeito vendia os bilhetes por valores entre R$ 4,40 e R$ 5.

Em 30 de novembro de 2021, uma operadora de telemarketing de 24 anos, foi presa em flagrante por estelionato na Avenida Brasil, no Parque das Américas, em Mauá. Policiais civis atenderam a ocorrência e localizaram a autora – ela havia acabado de imprimir 40 bilhetes de transporte sem ter efetuado o pagamento de nenhum deles. Os tickets e um cartão bancário foram apreendidos. O caso foi registrado pelo 1º Distrito Policial do município, que requisitou perícia aos institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC).

Foi o segundo caso de investigação de fraude da nova bilhetagem eletrônica lançada pelo governador João Doria para os transportes metropolitanos: ônibus EMTU, Metrô e CPTM.

Como mostrou o Diário do Transporte, um suspeito foi detido em 21 de novembro de 2021 nas proximidades da estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A Polícia Civil obteve informações de que golpistas estariam nas máquinas de QR Code do TOP nas estações de CPTM e Metrô e terminais de ônibus fazendo um procedimento que permite a impressão dos códigos com o cancelamento da compra posteriormente, ou seja, conseguem imprimir, mas não pagam nada.

Segundo a Polícia, diversos destes bilhetes passaram normalmente nas catracas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/25/policia-identifica-esquema-de-fraude-com-o-qr-code-do-top-dos-transportes-metropolitanos-de-sao-paulo/

IMPLANTÃÇÃO GRADATIVA NA EMTU CONFUNDE PASSAGEIROS

O Cartão TOP, novo sistema de bilhetagem eletrônica que vai substituir o Cartão BOM, está em processo de implantação nos ônibus do transporte intermunicipal de São Paulo, gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Isso tem deixado os passageiros confusos porque em algumas linhas o TOP funciona e, em outras, não.

Segundo cronograma obtido pelo Diário do Transporte, a aceitação do TOP nos ônibus é feita em um processo gradual, com grupos de empresas que atuam em determinadas regiões

No documento o processo tem previsão de ser concluído em 20 de dezembro deste ano, quando em teoria o TOP será usado em todos os ônibus.

Para o passageiro, além de falta de informação, confusão porque muitas vezes, o mesmo usuário numa mesma viagem usa uma linha com o TOP e outra que não aceita ainda.

Veja um exemplo:

O Next Mobilidade/Metra (trólebus) é estruturante e segundo o cronograma, aceita o TOP desde 29 de novembro de 2021. Dele, muita gente para as cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano segue de EAOSA e Ribeirão Pires, por exemplo. Apesar de haver a CPTM entre o Corredor ABD e estas cidades, algumas linhas destes ônibus metropolitanos fazem caminhos diferentes do trem que são mais convenientes para o passageiro. Só que o EAOSA e o Ribeirão Pires só vão aceitar o TOP a partir de 13 de dezembro.

Ocorre que o cronograma não é bem divulgado.

ADIAMENTO DA DESATIVAÇÃO DAS BILHETERIAS:

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos decidiu suspender o prazo atual de fechamento para as bilheterias nas estações do Metrô e do sistema de trens da CPTM em São Paulo em meio aos constantes problemas com a bilhetagem TOP.

A previsão era de fechar todos os postos até o final deste ano, colocando totens de autoatendimento e pontos de venda perto dos locais de embarque para ofertar e permitir a compra do bilhete QR Code.

Porém, em 6 de dezembro de 2021, somente as estações Belém da Linha 3-Vermelha e Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda foram fechadas.

Diário do Transporte questionou a secretaria a respeito do cumprimento deste prazo, sendo informados por meio de nota que em breve novo cronograma será divulgado.

Leia abaixo a nota recebida na íntegra no dia 06 de dezembro de 2021.

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulgará um novo cronograma do fechamento das bilheterias.”

A decisão ocorre em meio a uma série de problemas com o TOP, a nova bilhetagem eletrônica dos transportes metropolitanos que está sendo implantada no Metrô, CPTM e ônibus e trólebus do sistema da EMTU.

A não explicação da gestão João Doria sobre o que será feito com os saldos residuais do Cartão BOM que não são suficientes para comprar uma passagem, quedas constantes no sistema; confusão entre os passageiros; falta de papel reiteradas vezes nos totens que imprimem o QR Code para quem não quer ter o cartão; fraudes com a venda de bilhetes do QR Code que criminosos conseguem imprimir sem pagar e a implantação gradual e não uniforme nas linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU estão entre alguns dos muitos problemas que o passageiro passou a ser obrigado a enfrentar com a implantação do TOP.

COMITÊ

Por causa de tantos problemas envolvendo a nova bilhetagem eletrônica dos transportes metropolitanos da gestão João Doria, chamada de TOP, o governo do Estado decidiu implantar um comitê para apurar a série de transtornos enfrentada pelos passageiros dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Metrô e monotrilho.

A criação foi publicada em Diário Oficial de 08 de dezembro de 2021.

Além disso, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) deu 72 horas para a ABASP (Associação Apoio Bilhetagem Arrecadação Serviços Públicos de Transportes Coletivos de Passageiros no Estado de São Paulo) explicar a série de defeitos e falhas que prejudicam os usuários diariamente desde a implantação do TOP.

Fundada em 2019, a ABASP reúne as empresas de ônibus do sistema EMTU reunidas no CMT (Consórcio Metropolitano de Transporte), a Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

O comitê será formado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli; um membro representante da Coordenadoria de Relações Institucionais – CRI; um membro representante da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões; um membro representante da Coordenadoria de Transportes Coletivos – CTC; um membro representante da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU; um membro representante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM; e  um membro representante da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ.

Entre as atribuições deste comitê estão:

– Monitorar a implantação bilhete “TOP”;

– Acompanhar a transição dos bilhetes “BOM” (Bilhete Ônibus Metropolitano) e Edmonson para o bilhete TOP;

– Solicitar informações, esclarecimentos e relatórios de conformidade aos gestores do sistema de bilhetagem;

– Analisar a solução de pendências técnicas e a mitigação de eventuais danos decorrentes da implantação do novo sistema de bilhetagem.

Esse Comitê deve dar explicações para o Ministério Público de São Paulo.

TOP NO MUNICIPAL:

Com a entrada do TOP, muitas cidades que adotam o Cartão BOM em suas linhas municipais estão mudando a bilhetagem eletrônica.

Entre os exemplos estão Ribeirão Pires, no ABC Paulista, que vai descontinuar o BOM nos ônibus da Suzantur/Rigas em março de 2022, e Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, nos coletivos da Radial Transporte, na região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, locais onde o BOM deixará de ser aceito nas linhas municipais em 24 de dezembro de 2021.

Os passageiros temem perder a integração que o BOM garante entre algumas destas linhas municipais e o sistema metropolitano, em especial com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Diário do Transporte questionou a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) que informou nesta quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, que o TOP poderá ser integrado aos sistemas de ônibus municipais, cabendo a cada prefeito decidir se adere ou não à nova tecnologia.

Veja a resposta na íntegra:

“A plataforma TOP está preparada para atender a integração de todos os municípios do estado de São Paulo, cabendo a cada município a adesão à plataforma e consequentemente mantendo todos os benefícios de integração tarifária hoje existentes. Importante ressaltar que todos os benefícios da integração tarifária do sistema metropolitano (BOM) está preservada. A integração do sistema metropolitano com as operações municipais dependem do ingresso do município a plataforma TOP.”

COBRANÇA EM DUPLICIDADE

Um novo problema com a venda do QR Code pelo sistema de bilhetagem do TOP vem sendo relatado por passageiros nas redes sociais.

Desta vez, o que estaria ocorrendo, de acordo com os usuários, é uma duplicidade na cobrança, ou seja, a pessoa compra uma viagem, mas são cobradas duas ou mais.

Um destes relatos, por exemplo, diz que são necessários cinco dias para receber o dinheiro de volta.

Isto é somado a outros problemas noticiados pelo Diário do Transporte, como fraudes na comercialização, quedas de sistema, aplicativo instável, falta de papel, desencontro de informações nos ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), entre outros.

Em resposta ao Diário do Transporte, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou entretanto, que não há até o presente momento, registro de problemas na duplicidade de compra.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

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Comentários

Comentários

  1. Rafael F disse:

    Tecnologia ultrapassada e falha. É melhor o governo do estado trocar essa porcaria ou manter as bilheterias como estavam mesmo.

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