Casa da Família Ferroviária é atração de Natal na Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP)

Árvore, presépio e painéis com fotos resgatam a história da influência vitoriana na festa. Fotos: Alex Cavanha / PSA.

Local será aberto para visitação neste sábado (11)

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, informou que a cidade recebe neste ano a decoração natalina da tradicional Casa Família Ferroviária, na Vila de Paranapiacaba.

O espaço, que reconstitui uma casa da década de 1930, voltou a contar com peças de celebração do Natal Vitoriano. A atração poderá ser conferida a partir deste sábado, 11 de dezembro de 2021.

No local, é possível ver uma árvore de Natal do período e um presépio de época, com enfeites e pequenos candelabros, nos quais, na noite de 24 de dezembro, as famílias acendiam velas para a celebração. Há ainda painéis com textos e fotos.

ESTRUTURA

Em nota, a Prefeitura detalha que a Casa da Família Ferroviária é de tipologia A, com tijolos e telhas francesas. Localizada na Avenida Fox, 438, foi construída entre 1897 e 1901, para abrigar trabalhadores da ferrovia e restaurada em 2003.

O local conta com cozinha, quarto, sala de estar e quarto de costura decorados com móveis, equipamentos, utensílios, vestuários e elementos decorativos de época.

O projeto da Casa da Família Ferroviária é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

VISITAÇÃO

O espaço estará aberto para visitas de quinta a domingo, das 10h às 16h. A exposição de Natal fica em cartaz até 2 de janeiro de 2022. Os ingressos custam R$ 5, com visita monitorada.

ATRAÇÕES NATALINAS DE SANTO ANDRÉ

Além da atração em Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André preparou uma programação em diversos locais para celebrar a chegada do Natal.

Confira:

Vila de Natal

Com iluminação e decoração especiais, o espaço fica dentro do Parque Celso Daniel, junto com a Casa do Papai Noel, idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade. A Vila de Natal vai funcionar até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h.

Show das Águas

O Show das Águas acontece no espelho d’água do Paço Municipal de Santo André, localizado na Praça Quarto Centenário. São duas apresentações por hora, alternando 15 minutos de show e 15 minutos de pausa, totalizando oito shows por noite, com destaque para a utilização de iluminação cênica.

A atração vai funcionar até 23 de dezembro, das 18h às 22h. Até lá, serão mais de 150 apresentações gratuitas ao público.

Vila de Luzes Drive-thru

A atração, que foi um sucesso no ano passado, está de volta nesse Natal. O passeio pode ser realizado todas as noites até o dia 23 de dezembro, das 18h às 22h, na Avenida Professor Valdemar Mattei, em frente ao Parque Central. Foram instalados 106 metros de iluminação natalina, além de piso cenográfico no canteiro central para interação dos personagens natalinos com os veículos, árvore de Natal com dez metros de altura, iluminação cênica e máquinas de neve artificial.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta