BBF 2021: SPTrans e EMTU com empresas operadoras vão destacar história, inovações e haverá até “aulas” de direção econômica e defensiva

Ambas gerenciadoras prepararam exibições sobre diversos temas relacionados aos transportes municipal da capital paulista (SPTrans) e metropolitano do Estado de São Paulo

ADAMO BAZANI

As gerenciadoras dos transportes municipal da capital paulista (SPTrans – São Paulo Transporte) e metropolitano do Estado de São Paulo (EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) confirmaram presença na BBF.

A BBF (BusBrasil Fest) é uma tradicional exposição sobre a evolução do transporte de passageiros por ônibus, que ocorre no próximo domingo, 12 de dezembro de 2021, em frente ao estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, zona Oeste da capital paulista. O evento é gratuito.

SPTrans, EMTU e as empresas de ônibus que operam seus sistemas vão destacar história, inovações e haverá até “aulas” de direção econômica e defensiva.

A Viação Miracatiba, do Consórcio Intervias, gerenciado pela EMTU, preparou uma atividade inédita para a BFF: um ônibus-escola onde os visitantes da feira vão poder participar de uma “sala de aula” sobre direção econômica e defensiva, com recursos audiovisuais e instruções didáticas sobre identificação de peças, importância da manutenção dos veículos etc.

Já a SPTrans, entre ações sociais e história da mobilidade elétrica, vai destacar inovações da bilhetagem eletrônica.

Segundo a gestora municipal, estarão em exposição um ônibus que aceita pagamento por aproximação (NFC), da linha 609J/10 Aeroporto – Metrô São Judas, operada pela MobiBrasil, e outro em que é possível pagar a passagem por QRCode, da linha 4031/10 Pq. Sta Madalena – Metrô Tamanduateí, presta pela empresa MoveBuss.

Em nota, tanto SPTrans como EMTU destacam outras atrações.

Veja na íntegra:

SPTRANS:

A SPTrans estará presente na 15ª edição BBF/2021 – Bus Brasil Fest, exposição de veículos antigos e novos que mostra a evolução no transporte coletivo sobre pneus, no domingo, dia 12 de dezembro, das 10h às 17h. O evento será realizado na Praça Charles Miller, em frente ao estádio Estádio Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu, Zona Oeste, e é gratuito.

Nesta edição, a SPTrans vai levar à BBF os ônibus que representam seu compromisso com inovações tecnológicas, meio ambiente e responsabilidade social. Durante o evento, o público poderá entrar nos veículos, tirar fotos e descobrir curiosidades sobre o desenvolvimento do transporte coletivo por ônibus na cidade ao longo dos anos.

Os visitantes poderão conhecer os ônibus elétricos a bateria, um da BYD, que está em circulação na linha 6030/10 UNISA – Campus 1 – Term. Santo Amaro, e outro da Higer, que está em fase de testes.

Também estarão em exposição um ônibus que aceita pagamento por aproximação (NFC), da linha 609J/10 Aeroporto – Metrô São Judas, e outro em que é possível pagar a passagem por QRCode, da linha 4031/10 Pq. Sta Madalena – Metrô Tamanduateí

Um dos ônibus iluminados que circulam pela cidade levando o clima de Natal também estará em exposição nesta edição da BBF.

Atenta durante todo o ano com medidas e procedimentos de combate à violência contra a mulher, a SPTrans participa também com um ônibus adesivado com o tema da campanha “Ponto Final ao abuso Sexual nos ônibus de SP”.

O trólebus ACF Brill, do Acervo Itinerante do Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla e que faz parte da história de São Paulo, é outra atração da feira.

Os visitantes ainda poderão conhecer um ônibus da linha 605A/10 Centro Paralimpico/Metrô Jabaquara, cujos veículos possuem acessibilidade completa, possibilitando acomodar até quatro cadeiras de rodas, com piso baixo, porta dianteira com acesso por meio de rampa e sem catracas.

Além dos ônibus, haverá uma van do Serviço Atende+, utilizada para o transportar pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física severa.

Um guincho, uma viatura e motos, importantes para o socorro, orientação e fiscalização do transporte por ônibus na capital, também estarão presentes para marcar a participação da SPTrans no evento.

Na tenda da SPTrans, montada na entrada da Praça Charles Miller, os visitantes receberão um ônibus de papel com o tema da campanha “Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de SP”. A tenda estará aberta para atendimento ao público, com informações institucionais e sobre os ônibus em exposição. Em sua lateral, haverá duas artes abordando dois assuntos que marcam o compromisso da SPTrans com a sociedade: uma com o tema da campanha “Ponto final ao Abuso Sexual nos Ônibus de SP” e outra com a mensagem “Racismo é Crime – ligue 156 e denuncie”.

EMTU:

A BUSBrasil Fest (BFF), maior exposição de ônibus da América Latina, acontecerá neste domingo (12/12) e a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, que é apoiadora do evento, marcará presença com veículos de empresas que operam os sistemas intermunicipais gerenciados pela EMTU.

Aberta ao público, a 15ª edição da BFF será realizada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, das 10h às 17h, e apresentará os mais diversos modelos de ônibus antigos e novos.
Por meio das empresas parceiras, a EMTU levará ao evento ônibus de variados modelos para que o público possa conhecer de perto seus detalhes, entrar nos veículos e tirar fotos. Serão apresentados dos Consórcios Unileste, Intervias, Bus+, Internorte, Anhanguera.

A Viação Miracatiba, da Intervias, preparou uma atividade inédita para a BFF: um ônibus-escola onde os visitantes da feira vão poder participar de uma “sala de aula” sobre direção econômica e defensiva, com recursos audiovisuais e instruções didáticas sobre identificação de peças, importância da manutenção dos veículos etc. A exposição das operadoras do sistema EMTU contará também com um ônibus iluminado com tema natalino do Consórcio Unileste e um ônibus rodoviário do Airport Service, da Internorte.

As empresas participantes emprestam seus veículos para mostrar não só seus ônibus, mas para demonstrar todo o investimento feito no sistema de transporte através dos modelos de suas carrocerias e serviços aprimorados. Na 13ª edição da BusBrasil Fest, realizada em 2019, foram expostos 160 veículos das mais diferentes épocas e tecnologias.

A EMTU convidou para o evento instituições parceiras que realizam ações educativas nos terminais metropolitanos. O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) conscientizará motoristas e visitantes sobre medidas de segurança para evitar riscos de acidentes, com o objetivo de disseminar informações essenciais em busca de um trânsito mais seguro. Já a Cia Sopa de Comédia participará com diversas atrações educativas para o público, entre elas apresentação teatral, maquete com situações de risco e jogos com conceitos de trânsito.

Além de mostrar a história e evolução do transporte, a BusBrasil Fest – que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo – possibilita que o público compare os modelos, troque experiências e analise a aplicação de diferentes tecnologias desenvolvidas no design, na mecânica, no conforto, itens de acessibilidade e na segurança dos veículos.

SERVIÇO:

Evento: BBF (BusBrasil Fest) – 2021

Edição: 15ª edição, 20º ano

Onde: Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na zona Oeste de São Paulo

Quando: 12 de dezembro de 2021, das 10h às 17h

Custo: Gratuito

Realização: Portal do Ônibus

Apoio: Diário do Transporte

Obrigatório uso de máscara facial de proteção contra a covid-19

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Riberson disse:

    FESTA DO ÔNIBUS BRASIL

Deixe uma resposta