Eletromobilidade

BYD vai fornecer 25 ônibus elétricos de 12 metros para TMB em Barcelona

TMB já havia realizado um teste em um ônibus élétrico BYD em 2020. Foto: Divulgação.

Veículos serão entregues à cidade da Espanha a partir de 2022, segundo a fabricante

JESSICA MARQUES

A BYD informou nesta quinta-feira, 09 de dezembro de 2021, que recebeu a primeira encomenda da operadora TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona, S. A.) para 25 Ônibus Elétricos BYD de 12 metros.

Segundo a fabricante, os ônibus 100% elétricos BYD irão operar na cidade de Barcelona pela primeira vez.

Os novos ônibus elétricos da frota de TMB entrarão em serviço na Catalunha entre 2022 e 2024.

“A encomenda segue-se ao sucesso da BYD na licitação pública de apoio ao Plano Estratégico 2025 da TMB para eliminar progressivamente o diesel e acelerar a renovação e a descarbonização da sua frota de ônibus para reduzir a poluição atmosférica em Barcelona. A TMB já havia realizado um teste em um ônibus élétrico BYD em 2020, o que resultou num feedback positivo”, considerou a fabricante, em nota.

OPERAÇÃO

Em nota, a BYD informou que todos os ônibus elétricos serão equipados com pantógrafo montado no teto. O objetivo é permitir que a empresa possa carregar os veículos na garagem.

Os primeiros ônibus BYD encomendados pela TMB estão programados para entrega em 2022, para operação na cidade de Barcelona.

PRODUÇÃO

Os ônibus elétricos encomendados serão fabricados nas instalações de produção europeia de alta tecnologia da BYD na Hungria, inaugurada em 2017 para atender exclusivamente as necessidades da sua base de clientes em expansão na Europa.

Também segundo a BYD, os ônibus elétricos vêm com o sistema de controle único ‘6 em 1’ da BYD, que integra todos os principais componentes eletrônicos do veículo, incluindo a bateria, o motor e o controlador do motor.

“Os benefícios de tal sistema integrado incluem uma maior confiabilidade e um custo de propriedade mais baixo”, detalha a fabricante.

BATERIA

Os ônibus elétricos da BYD utilizam a última geração da tecnologia de baterias de fosfato de ferro lítio BYD.

Com isso, a bateria de 442 kWh, com a sua maior densidade de energia, proporciona uma maior autonomia e uma maior duração da bateria. Uma única carga proporciona uma autonomia de 400 km em condições de teste normalizado em estrada (SORT II).

GESTÃO DE FROTA

Além disso, os veículos vêm equipados com conectividade FleetLink, a ferramenta de gestão de frota da BYD.

“A FleetLink fornece todas as ferramentas de gestão para monitorizar os parâmetros de desempenho em toda a frota de ônibus elétricos BYD. A FleetLink suporta uma utilização ótima e um tempo de funcionamento máximo”, detalha a BYD.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta