Todas as estações da Linha 2-Verde do Metrô passam a informar tempo de chegada do próximo trem e lotação

Funcionalidade começou a operar integralmente nesta quarta-feira (08), até então serviço era restrito ao trecho estações do trecho entre Vila Madalena e Ana Rosa para testes

ADAMO BAZANI

Começaram a funcionar integralmente nessa quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, nas 14 estações da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo telões que informam ao passageiro a previsão em tempo real sobre a chegada do próximo trem e a lotação de cada carro (popularmente chamado vagão).

Cada estação possui, em média, oito monitores.

O sistema é semelhante ao que já existe na linha 4-Amarela e estava até terça-feira (07) funcionando de forma parcial entre as estações do trecho entre Vila Madalena e Ana Rosa para testes.

De acordo com o Metrô, “com a evolução das avaliações, foi possível inserir essa aplicação nas demais estações até Vila Prudente e colocá-la para funcionar integralmente em toda linha.”

A estatal ainda diz que foi a própria companhia que desenvolveu a tecnologia para processar e transmitir os dados gerados pelo sistema de sinalização e controle dos trens (sistema CBTC), chegando aos monitores das plataformas.

“Essa é mais uma das ações de modernização de nossa estrutura que estamos lançando para melhorar a experiência de utilização do Metrô. Nós incentivamos o desenvolvimento de inovações que podem trazer melhorias internas e para nossos passageiros”, afirmou na nota, o presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira.

O Metrô explicou ainda que o CBTC é um sistema de sinalização mais moderno, que já funciona na Linha 2 e vem sendo instalado nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Quando passar a operar nessas duas últimas linhas, será possível disponibilizar as informações do tempo de chegada do próximo trem e nível de ocupação nos monitores das estações.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta