Prefeitura do Rio autoriza redução de frota em linhas de ônibus do transporte coletivo
Publicado em: 1 de dezembro de 2021

Diminuição fica condicionada em até 40% do determinado e pode ser feito no período entre pico
WILLIAN MOREIRA
A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira, 1º de dezembro de 2021, duas resoluções que tratam da operação do transporte coletivo urbano. Segundo a administração municipal, o objetivo é otimizar e melhorar o atendimento à população.
Segundo a Resolução 3.475/2021, as empresas de ônibus podem reduzir a frota em circulação de linhas regulares e seus serviços, ou até interromper o atendimento em dias úteis no horário entre-pico.
Porém, essa mudança deve seguir critérios determinados, como a comprovação por dados de demanda e gratuidade por hora para justificar a mudança.
No caso da redução de frota, o limite máximo é de 40% do determinado no itinerário. Já a suspensão da operação somente será permitida para a rota que apresentar comprovadamente comportamento pendular.
FAIXAS LIBERADAS
Outra ação está presente na resolução 3.476/2021, em que fica liberado o uso das faixas de ônibus do lado esquerdo utilizados pelos ônibus do BRS (Bus Rapid System) em casos de emergência, presença de obstáculos físicos, veículos de passeio/serviço ou carga e descarga que impeçam a circulação dos ônibus na sua faixa determinada.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Se já tava ruim
Imagina como vai ficar
AS VANS AGRADECEM
Impressionante a visão do Duduzinho diminui a frota na rua e os passageiros se aglomeram ? Ele quer um novo surto?
Esse f.d.p não pensa no povo só em dinheiro parabéns tá quem colocou esse corrupto ladrão de vigas no poder de novo…
Vai piorar o que já esta ruim. Só favorece as linhas de ônibus.
A coisa já é feia com os ônibus rodando , o meu demora horrores levo horas do meu trabalho em casa sendo q o bairro onde eu trabalho é praticamente do lado do bairro onde eu moro, imagina com essa redução, vou ter q sair de casa ás 5h p poder pegar as 9:30h no trabalho! Isso vai otimizar oq?!
Rio de Janeiro a cada dia parece piada, realmente para melhorar de vida, apenas deixando essa cidade. Triste
Eu acho que quem tomam essas decisões deveriam fazer uma consulta pública antes ou de repente pegar ônibus, um dia que seja, só para ver como está o serviço e depois tomar essas decisões. Pq sinceramente, como reduzir o que já é pouco, onde moro várias linhas simplesmente deixaram de rodar (888, 887, 870, 390, 390A, 871, 872 e mais algumas que nem lembro mais). Na Verdade, acho que já sabiam que em dezembro de 2021 iam fazer essa LIBERACAO ABSURDA
Voltando a era da escravidão.
É impossível entender o ponto de vista desses políticos. Menos ônibus, mais lotação, mais contaminação … A oferta de ônibus já é horrível e ainda fazem questão de piorar. Esse prefeito já prejudicou bastante as linhas de ônibus nas administrações anteriores, encurtando e extinguindo linhas mas foi eleito novamente para piorar ainda mais algo que já está péssimo.