Linha 11-Coral da CPTM tem problemas para os passageiros nesta quarta (1º). Expresso Aeroporto chegou a ser suspenso

Falha no sistema elétrico reduz velocidade e deixa o tempo de parada maior

ADAMO BAZANI

A manhã já começou ruim para quem depende da linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta quarta-feira, 1º de dezembro de 2021.

Segundo a empresa, desde por volta de 05h40 ocorrem problemas técnicos no sistema de energia.

A velocidade é reduzida entre as Estações Luz e Guaianases. O serviço do Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, precisou ser suspenso para atuação da equipe de manutenção. Passageiros também reclamam de morosidade na linha 12-Safira que segue um trecho paralelamente à linha 11, mas a CPTM não informa problemas.

Na linha 11, o tempo de parada é maior, o que resulta em viagens mais demoradas e mais lotação que o normal.

A circulação dos trens vai somente até o Brás, onde ocorreram os problemas na rede aérea. No Brás, para seguir até a Luz, o usuário tem de sair do trem e embarcar em outro trem do serviço 710 (Rio Grande da Serra – Jundiaí).

A CPTM solicitou ao Metrô a abertura da integração gratuita nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, que foi liberada.

Em virtude de problemas no sistema de energia na manhã desta quarta-feira (01/12) na Linha 11-Coral, a circulação de trens será realizada apenas até a estação Brás, sendo necessário transferência para o Serviço 710 aos passageiros que forem até a Luz.

A transferência nas interligações em Tatuapé e Corinthians-Itaquera foi liberada para melhorar o fluxo de passageiros. As equipes de manutenção já estão atuando no local.

O serviço do Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, precisou ser suspenso para atuação da equipe de manutenção.

A CPTM pede desculpas pelos transtornos causados aos passageiros.

Por volta de 9h30, a CPTM divulgou uma nota atualizada. Confira:

Desde as 4h42 desta quarta-feira (01/12), uma falha na rede aérea (sistema de energia que alimenta os trens) causa velocidade reduzida e maior intervalo na circulação de trens da Linha 11-Coral.

Para minimizar o impacto, a CPTM vai realizar a estratégia de circulação em dois loop, um entre Tatuapé e Estudantes e outro entre as estações Tatuapé e Luz. Os passageiros estão sendo informados pelas redes sociais e por avisos sonoros nas estações e trens.

O Serviço Expresso Aeroporto, que ficou suspenso durante parte da manhã, voltou a circular às 9h.

Equipes de manutenção estão atuando para normalizar a operação. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos.

Apesar de a companhia informar que a operação foi normalizada, o aplicativo da CPTM mostra que o problema ainda persistiu. Por volta de 11h, a normalização foi realizada. Confira a nota da companhia:

Após atuação da equipe de manutenção, às 11 horas desta quarta-feira (01/12), a circulação de trens da Linha 11-Coral foi normalizada.

Na manhã desta segunda-feira (18), uma falha na rede aérea (sistema de energia que alimenta os trens) causou velocidade reduzida e maior intervalo na circulação de trens da linha, com reflexo na Linha 12-Safira.

Para minimizar o impacto, a CPTM realizou a estratégia de circulação em dois loop, um entre Tatuapé e Estudantes e outro entre as estações Tatuapé e Luz. O Serviço Expresso Aeroporto, que ficou suspenso durante parta da manhã, voltou a circular às 9h. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta