CPTM abre 100 vagas para alunos aprendizes, com curso de formação de maquinistas pela primeira vez

Inscrições são de 14h de 24 a 30 de novembro, os candidatos devem ter 18 anos completos na data de início do curso e no máximo 24 anos antes do concluírem o curso

ADAMO BAZANI

O jovem que quer ser maquinista de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá uma oportunidade.

Em parceria com o Senai, a estatal de trens de São Paulo abriu 100 vagas para o Projeto Aluno Aprendiz e, pela primeira vez, será possível se inscrever para atuar na área de maquinista. Serão 34 vagas para um curso com duração de 12 meses e formação em Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da CPTM.

Além disso, serão ofertadas 66 vagas para Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, com duração de 24 meses.

De acordo com a CPTM, os interessados devem ter 18 anos completos na data de início do curso e no máximo 24 anos antes do concluírem o curso.

A Escolaridade mínima será o Ensino Médio concluído.

Os alunos aprendizes recebem no primeiro ano (12 meses) uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo vigente e, no segundo ano, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio.

A parceria oferece também aos aprendizes benefícios como planos de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição.

Os interessados deverão ter disponibilidade em horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os estudantes terão aulas teóricas e técnicas no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, que possui um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de operação de trens e vários laboratórios técnicos. A escola é uma oportunidade ímpar de aprender tudo sobre o sistema metroferroviário – conteúdo não disponível em universidades. Os alunos também praticam o que aprenderam na operação da CPTM com a supervisão dos profissionais da empresa. – detalha a CPTM em nota

As aulas teóricas (fase escolar) serão no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, no horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Já as aulas práticas  (Fase de Prática Profissional Supervisionada) serão realizadas na CPTM, no período das 8h às 17h, nos dias úteis, com acompanhamento da operação ferroviária.

As inscrições devem ser realizadas, a partir de 14h desta quarta-feira (24), pelo site Leopoldina Senai  (https://leopoldina.sp.senai.br/ ) e não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo do 1º semestre de 2022 será realizado por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar obtidos no Ensino Fundamental.

No último processo seletivo, realizado no início de 2021 para Assistente Administrativo, 10 mil inscritos disputaram 42 vagas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ivan Favero disse:

    Vocês deveriam dar oportunidade para pessoas mais velhas,não pensando só em jovens….eu por exemplo fiquei 4 anos parado e sempre tive vontade de te abalar na linha ferroviária

  2. Basílio disse:

    Eu sou portador de necessidades especiais queria saber quando abre inscrição para auxiliar administrativo no momento trabalho de cobrador de ônibus em sp…. agradeço muito se tiver mais informações obrigada👍 viação gato preto (situada Jaguaré sp)

  3. Rafaela disse:

    Sim daria

  4. Helena Gil disse:

    Ivan, concordo plenamente com vc. Porque só jovens até 24 anos..? Muita gente boa querendo boas oportunidades como essa.

  5. Monique Oliveira Costa Alcione disse:

    tem trabalho ainda

Deixe uma resposta