CPTM adia licitação para contratar estudos e projetos de extensão da linha 13-Jade sentido Guarulhos
Publicado em: 19 de novembro de 2021

Sessão Pública de abertura dos envelopes passou do dia 23 de novembro para 07 de dezembro; objetivo é ampliar atendimento ao município de Guarulhos e estabelecer novas conexões com a rede metroferroviária
ALEXANDRE PELEGI
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) comunicou o adiamento da licitação destinada à elaboração de anteprojeto e estudos da extensão da Linha 13 – Jade sentido leste, no município de Guarulhos.
A empresa que vencer o certame deverá ainda realizar estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira.
A Sessão Pública de abertura dos envelopes passa agora de 23 de novembro de 2021 para 07 de dezembro às 10h.
O anúncio foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 19 de novembro de 2021
De acordo com o edital, o objetivo da Companhia é ampliar o atendimento ao município de Guarulhos e estabelecer novas conexões com a rede metroferroviária.
O prazo de execução é de 16 meses, e o critério de julgamento do certame será a melhor combinação de técnica e preço.
Ainda segundo o edital, os estudos da CPTM indicaram a extensão da linha 13-Jade em direção a Guarulhos abrangendo Jardim São Paulo, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso, alguns dos distritos mais populosos da cidade.
Em junho deste ano, a Companhia contratou com prazo de 90 dias um levantamento aerofotogramétrico planialtimétrico georreferenciado nesse trecho, situado entre as estações Aeroporto e Bom Sucesso. A documentação produzida servirá de base para os estudos da expansão do trecho no sentido Guarulhos.
Com 9,5km de extensão, o trecho terá quatro novas estações, com uma demanda estimada em 233 mil passageiros/dia.
A empresa contratada para realizar o projeto deverá entregar os seguintes produtos, conforme o Edital:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes