Belo Horizonte (MG) abre inscrições para Comissões Regionais de Transportes e Trânsito neste sábado (20)

Votação será em 04 de dezembro. Foto: Divulgação / BHTrans.

Objetivo é criar espaços democráticos de interação entre a comunidade local e o Poder Executivo Municipal

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, inicia no próximo sábado, 20 de novembro de 2021, o processo de eleições para renovação dos integrantes das CRTT (Comissões Regionais de Transportes e Trânsito).

De acordo com a Prefeitura, as comissões são espaços democráticos de interação entre a comunidade local e o Poder Executivo Municipal.

O processo eleitoral nas nove regionais é coordenado pela BHTrans.

Em nota, a Prefeitura divulgou as instruções para participação do processo.

Confira:

O processo eleitoral 

Todo o processo – inscrições, eleições, apuração e homologação dos resultados – será realizado no período de novembro a dezembro de 2021. Serão três membros titulares e três membros suplentes eleitos por Território de Gestão Compartilhada, totalizando 240 membros para um mandato de dois anos. 

Confira o cronograma das eleições:

– Inscrição dos candidatos: dia 20/11;
– Divulgação dos nomes dos candidatos com inscrição aprovada no DOM e Portal da PBH: até o dia 25/11;
– Eleição e apuração dos votos: dia 4/12;
– Resultado da eleição publicado no DOM e no Portal da PBH até o dia 10/12;
– Eleição dos membros da CRTT no Comurb até o dia 16/12. 

Como se candidatar 

O interessado em participar como candidato no âmbito do Território de Gestão Compartilhada no qual o seu endereço domiciliar está inserido, deverá fazer sua inscrição no período de 9h às 17h do dia 20, nos seguintes endereços: 

I – CRTT – Barreiro: Escola Municipal Professora Isaura Santos – Rua Hoffmann, nº 80 – Bairro Santa Cruz;
II – CRTT – Centro-Sul: Auditório da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – SMOBI – Rua dos Guajajaras, nº 1.107 – Bairro Centro;
III – CRTT – Leste: Coordenadoria de Atendimento Regional Leste – Rua Anhanguera, nº 79 – Bairro Santa Tereza;
IV – CRTT – Nordeste: Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo – Av. Doutor Júlio Otaviano Ferreira, nº 1.085 – Bairro Cidade Nova;
V – CRTT – Noroeste: Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira – Rua Fornaciari, nº 157 – Bairro Caiçaras;
VI – CRTT – Norte: Escola Municipal Hilda Rabello Matta – Rua Joventina da Rocha, nº 72 – Bairro Heliópolis;
VII – CRTT – Oeste: Ginásio da Escola Municipal Magalhães Drumond – Rua Contendas, nº 63 – Bairro Barroca;
VIII – CRTT – Pampulha: Escola Municipal Dom Orione – Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, nº 500 – Bairro Ouro Preto;
IX – CRTT – Venda Nova: Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa – Rua Márcio Lima Paixão, nº 8 – Bairro Rio Branco. 

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:
 
– Requerimento de Registro de Candidatura devidamente preenchido e assinado pelo candidato, destacando sua opção pelo Território de Gestão Compartilhada onde reside, conforme modelo constante do Anexo II – Modelo de Requerimento de Registro de Candidatura, do edital.
– Comprovante pessoal de residência, com endereço residencial dentro do Território de Gestão Compartilhada no município de Belo Horizonte para o qual será candidato, tendo no máximo 90 dias de emissão, original e cópia. (Para o candidato que não possuir comprovante pessoal ou residir em área de ocupação, será exigida a apresentação de Declaração de Residência, conforme modelo constante do Anexo III – Modelo de Declaração de Residência, do edital).
– Carteira de identidade ou documento equivalente com foto, original e cópia (o candidato deverá ter idade igual ou superior a 18 anos). 

Votação e apuração 

A votação ocorrerá simultaneamente para todos os 40 Territórios de Gestão Compartilhada em 4 de dezembro, de 9h às 16h59, nos mesmos endereços citados para a inscrição de candidato. O eleitor só poderá votar no âmbito do Território de Gestão Compartilhada no qual o seu endereço domiciliar está inserido. A apuração começa as 17h15, no mesmo dia 4, após o encerramento das votações. 

Clique e confira todas as informações sobre as eleições dos integrantes da CRTT na página da BHTrans no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Como funciona a CRTT 

CRTT consiste na instância de interação entre a comunidade e a Prefeitura de Belo Horizonte e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito no âmbito de abrangência da respectiva comissão. A participação da população é fundamental para construir uma cidade melhor para todos. 

Os representantes eleitos participam de reuniões frequentes com representantes do poder público e apresentam reivindicações e sugestões acordadas na comunidade das CRTTs. As respostas são apresentadas por escrito nas reuniões, podendo ser acompanhadas pelo relatório mensal de cada Comissão.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta