Prefeitura do Rio de Janeiro inicia fiscalização em 294 linhas de ônibus

Foto: Diário do Transporte

Finalidade é obter informações quanto a pontualidade e se a quantidade de veículos utilizados está condizendo com o determinado

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira, 16 de novembro de 2021, uma ação de fiscalização em parte do transporte coletivo municipal, averiguando a quantidade de ônibus disponíveis em 294 linhas.

Este número corresponde a aproximadamente 80% dos itinerários que serão acompanhadas pelo sistema de GPS dos coletivos. O motivo desta ação se deve ao fato de algumas empresas terem solicitado uma revisão no plano das linhas, explicando que em algumas destas a demanda de passageiros é inferior à quantidade de veículos estipulada pelo poder público para circular.

Esse modo de fiscalização já funciona há quase um mês, até então com 97 linhas que geraram, até a presente data, 1 mil infrações no período entre 19 de outubro e 12 de novembro.

O Consórcio Santa Cruz é o que mais multas recebeu, com 643 delas no período.

Levantamento da Secretaria Municipal de Transportes constatou que a quantidade de ônibus nas ruas é bem menor do que está estipulado em acordo, um total de 6.477 ônibus. Os dados da prefeitura apontam somente 2.017 coletivos em circulação, ou seja, 31% do determinado.

Desde o dia 19 do mês passado, cinco itinerários foram multados todos os dias da semana por pelo menos duas vezes em razão do descumprimento da oferta de viagens, resultado de uma quantidade inferior de veículos nas linhas.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading