Diário no Sul

Projeto de Lei visa permitir desembarque fora do ponto de ônibus à noite em Santa Cruz do Sul (RS)

Ônibus municipal de Santa Cruz do Sul. Foto: Ricardo Manoel Limberger Camargo/Ônibus Brasil.

Objetivo é proporcionar maior segurança a mulheres, idosos e pessoas com deficiência

WILLIAN MOREIRA

A Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, analisam nesta terça-feira, 16 de novembro de 2021, a um PL (Projeto de Lei) que autoriza o desembarque de mulheres, idosos e pessoas com deficiência fora dos pontos do transporte coletivo urbano, à noite.

O PL tem como objetivo promover essa mudança por meio do Programa Desembarque Seguro. Na justificativa do Professor Cleber Pereira, propositor desta lei, estas pessoas na parte da noite, precisam percorrer longas distâncias a pé depois que saem dos ônibus, período em que a circulação de pessoas é menor.

Caso a lei entre em vigor, os motoristas devem autorizar o desembarque fora do ponto a partir das 21h até o final do atendimento do sistema no dia, valendo inclusive aos domingos e feriados.

Antes mesmo de aprovado, o projeto tem uma emenda que também será apreciada e determina um prazo para implantação da lei, dentro de 120 dias.

Outro projeto que está na pauta para essa terça (16) e trata de criar uma legislação nova para o uso de patinetes, bicicletas elétricas e outros veículos similares.

Os vereadores, ainda no tema da mobilidade urbana, vão analisar pedidos para recapeamentos de vias e pintura de ciclovia na Rua Barão do Arroio Grande.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta