Xavante recebe autorização da ANTT para implantar linha convencional Goiânia-Brasília

Foto: Carlos Júnior / Ônibus Brasil

Prefixo autorizado obriga a empresa a oferecer o serviço uma vez por semana; viação já opera trecho em sistema executivo, mais confortável

ALEXANDRE PELEGI

A Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicou na edição desta sexta-feira, 15 de outubro de 2021, apenas uma Decisão em atendimento a solicitação de empresa de ônibus.

Pela Decisão Supas nº 570 foi atendido o pedido da Viação Xavante Ltda para a implantação da linha Goiânia (GO) – Brasília (DF), prefixo 12- 0638-00.

A Decisão entra em vigor a partir de hoje.

A linha que será implantada é do sistema convencional. A Xavante já opera no trecho pelo sistema executivo, com oferta de dois horários, às 13h e às 17h.

A principal diferença entre os dois sistemas, executivo e convencional, está no conforto oferecido ao passageiro e no custo final da passagem.

O sistema convencional é o mais indicado para viagens de curta duração. Além disso, o sistema deve ser oferecido pelo menos uma vez por semana.

Ele tem custo menor, uma vez que não oferece serviços extras. Os ônibus podem ou não ter ar-condicionado, e banheiro não é obrigatório, pois essa exigência só ocorre para viagens com duração maior que 3 horas.

Os ônibus do sistema executivo são mais confortáveis, o que implica em passagem mais cara.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta