Campinas (SP) inicia operação da faixa exclusiva para ônibus na pista externa da Avenida Senador Saraiva

Mudança teve início nesta quarta (13). Foto: Divulgação.

Ao todo, 14 linhas do transporte coletivo passam pelo local

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Campinas, no interior paulista, informou que a Avenida Senador Saraiva ganhou mais um trecho de faixa exclusiva para o transporte público coletivo nesta quarta-feira, 13 de outubro de 2021.

Ao todo, 600 metros de faixa preferencial foram transformados em faixa exclusiva na pista externa da avenida, no trecho entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury.

A mudança foi feita por meio da Setransp (Secretaria de Transportes) e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). O objetivo foi “priorizar a circulação do transporte público coletivo e aumentar a sua eficiência”.

Agora, as duas pistas da Senador Saraiva (interna e externa) têm faixas exclusivas para ônibus. A pista externa da avenida conta com três faixas de rolamento e a circulação será exclusiva para ônibus na faixa esquerda. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, de segunda a domingo, nas 24 horas do dia.

Com a implantação, 14 linhas de ônibus passam a circular pela faixa exclusiva. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros. São 64 ônibus circulando por hora na pista externa da via.

Confira as linhas:

154 – Terminal Vila União
193 – Aeroporto de Viracopos
211 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi
310 – Vila Olímpia
313 – CDHU Amarais
316 – Parque Cidade
317 – Jardim São José / Jardim São Marcos
318 – Jardim Mirassol
330 – Unicamp
333 – Terminal Barão Geraldo
348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária
351 – PUCC
390 – Joaquim Egídio
396 – Sousas

Para viabilizar a operação, parte da Avenida Senador Saraiva recebeu obras de melhoria no pavimento, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos. A via também recebeu sinalização indicativa, tanto horizontal (faixas de pedestres, retenção, balizamentos, marcação de área de conflito), quanto vertical (placas).

Relembre:

Avenida Senador Saraiva, em Campinas (SP), terá faixa exclusiva para ônibus na pista externa

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta