Salvador desativará cinco linhas de ônibus a partir deste sábado (15)

Duas linhas terão itinerários modificados, e prefeitura diz que alterações fazem parte do processo de atualização da rede de transporte da capital

ALEXANDRE PELEGI

Como parte do processo de atualização da rede de transporte de Salvador, que passará a funcionar de forma integrada, a prefeitura da capital baiana anunciou que fará mudanças em sete linhas de ônibus a partir deste sábado, 15 de outunro de 2021.

Segundo o Secretário Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, a chegada de novos modais de transporte na cidade exige modernizar a operação para que ela funcione de forma integrada. Isso proporciona uma maior otimização da rede e mais agilidade no deslocamento dos usuários pela cidade, garante Muller.

Dentre as mudanças, está a desativação de cinco linhas de ônibus e a alteração de itinerários de outras duas.

No caso das linhas que deixarão de operar, a prefeitura informa que para chegar a seus destinos os usuários poderão utilizar a integração, seja com outra linha de ônibus ou mesmo com o metrô.

DESATIVAÇÃO DE LINHAS

Serão desativadas as linhas 0412 – Duque de Caxias x Pituba, 0413 – IAPI x Barra e 0416 – IAPI x Terminal da França / Campo Grande, 1002 – Aeroporto x Campo Grande / Lapa e 1003 – Aeroporto x Lapa.

Desativação da linha 0412 – usuários com destino à Avenida Heitor Dias e Sete Portas deverão utilizar a linha 1327 – Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros e integrar com o metrô na estação Campo da Pólvora até a estação Acesso Norte. De lá, utilizar a linha 1143 – Terminal Acesso Norte x Barroquinha.

Usuário com destino para o Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI e Pituba, deverá seguir de metrô até a estação Detran e, de lá, integrar com uma das linhas passantes que tenham como destino a Pituba, como a 1347 – Estação Pirajá x Pituba. Já quem deseja chegar à região da Rodoviária e Itaigara, poderá utilizar a 0427 – IAPI x Itaigara, que tem no itinerário a Fazenda Grande do Retiro, o Largo do Retiro e a Avenida ACM.

Desativação da linha 0413 – para seguir à Avenida Centenário, Barra ou Avenida Garibaldi, usuários deverão integrar na Estação da Lapa com as linhas 0136 – LB1 – Lapa x Chame – Chame, 0137 – LB2 – Lapa x Barra Avenida, ou 0138 – LB3 – Lapa x Garibaldi/Ondina, respectivamente. Já o usuário que tem como destino a Avenida Vasco da Gama deverá utilizar, na Estação da Lapa, a linha 0116 – Lapa x HGE. Quem tiver o Vale do Ogunjá como destino deverá descer na região do Vale de Nazaré e acessar a linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa.

Desativação da linha 0416 – usuários com destino ao Campo Grande deverão utilizar a linha 0417 – IAPI x Lapa e, na Lapa, integrar com a linha LB2 – Lapa x Barra Avenida. Já quem tiver como destino a região do Largo do Tanque, Comércio ou Calçada, deverá utilizar a linha 0417, operada pelo Amarelinho, até o bairro de Pero Vaz e, de lá, integrar com a linha 0419 – Pau Miúdo x Terminal da França / Campo Grande.

Desativação da linha 1002 – usuários com destino à Avenida Cardeal da Silva deverão pegar 1001 – Aeroporto x Praça da Sé, ou a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia), e no Rio Vermelho acessar a 0140 – Lapa x Rio Vermelho (via Cardeal).

Desativação da linha 1003 – usuários com destino à Lapa, saindo do Aeroporto, deverá acessar a linha 1007 – Lapa x Jardim das Margaridas. Quem tem como destino a região de Ondina e Rio Vermelho, deverá acessar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé ou ainda a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia).

Para a Avenida Centenário, o usuário pode acessar o metrô na Estação Mussurunga ou no Terminal Aeroporto em direção à Lapa e, de lá, utilizar a linha LB1 – 0136 – Lapa x Chame – Chame, ou utilizar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé e, na Rua Miguel Bournier, acessar a linha LB1 – 0136.

MUDANÇAS NOS ITINERÁRIOS

A linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa passará a atender, a partir da Avenida Bonocô, a Avenida Ogunjá, mantendo seu retorno pelo Dique.

A linha 0903 – Boca do Rio x Lapa deixará de atender a Avenida Garibaldi e passará a utilizar a Avenida Centenário. Os usuários que tiverem como destino a Avenida Garibaldi deverão utilizar a linha 0903 até o Rio Vermelho e, de lá, integrar com a linha 0708 – Nordeste x Lapa.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rodrigues disse:

    Que beleza, mais desemprego para os rodoviários e transtornos para população!

  2. ANTONIO MARIO SANTOS DE JESUS disse:

    Um absurdo tirar IAPI x Barra o povo da aquela região do IAPI, pau miúdo, Caixa d’água, cidade nova, Pero Vaz, baixa de quintas todos pegam esse ônibus, e os idosos doentes que vão para o hospital geral. Secretário não entende nada de mobilidade urbana. Deveria deixar de segunda a sexta-feira .

  3. ANTONIO MARIO SANTOS DE JESUS disse:

    Um absurdo retirar IAPI x Barra

  4. Alexsandra disse:

    Que absurdo!!!!

  5. Zuleide Sampaio disse:

    Que mudança mal feita, esquece completamente o corredor da Vitoria,esqueceram os pobres que lá estudam e trabalham Só deixaram 01 que é o 1003. Mesmo assim geralmente eles não avisam que por lá passam qdo alguém perguntam. Só querem retornar pelo politeama e os pobres coitados da Vitoria que fiquem a mercê da bandidagem da Gamboa e das escadarias do Campo Grande. Só muda pra pior. Meus pêsames.

  6. Josevaldosantos disse:

    Sao mentirosos hipocritas.eles fazem isso porque nao pegam Buzu.

  7. Jennifer Braga Brito disse:

    Se o trasporte público já está horrível, com essas mudanças vai ficar pior! Ao invés de tirar deveria colocar mais linhas, mais opções. A cada dia que passa sinto mais vergonha de está aqui. Se eu fosse turista seria o último lugar no MUNDO que iria conhecer. Um lugar que não respeita os próprios moradores , também não irá respeitar turista ou qualquer outra ser humano.

  8. Sidnéia Santos Da Conceição disse:

    Tirar a linha lapaxGaribalde(Boca do Rio) é algo surreal.
    O metrô deixou de ser uma opção.
    Passou a ser uma obrigação.
    Que triste.

  9. Antônio Ferreira dos Santos disse:

    O Zé povinho que elegem os candidatos lançados pelo neto da malvadeza agora vai se queixar do quê??? O Bruno vai enfiar com areia no rabo do Zé povinho, e infelizmente, resvalará no meu. Esse bando de analfabeto s políticos que inclusive elegeu o Igor canário, em momento algum foi consultado sobre a desativação de linhas essenciais à população de cada bairro, apenas receberam o pacote para desembrulhar e cumprir, sorrindo, e repetindo: Neto é cara!!!
    Todo castigo para eleitor cego é merecido.

  10. MARILENE disse:

    Um absurdo tirar as linhas de ônibus, como se fôssemos bem servido do metrô. Precisamos pegar ônibus para nos deslocarmos para o metrô mais próximo de nossas casas. Vocês faz isso porque não precisam pegar condução, tem carrinho com ar a disposição de vocês, o menos favorecido que se lenhe, isso, na visão de vocês.

  11. Dilza Rodrigues disse:

    Se a população reagisse a tal absurdo,eles aprenderiam a respeitá-la.

Deixe uma resposta