Cidades do interior paulista terão testes de covid-19 gratuitos em postos de gasolina

Municípios contemplados serão Meridiano, Cândido Mota, Palmital, Avaré e Santa Cruz do Rio Pardo. Foto: Divulgação.

Programa Saúde na Estrada, da Ipiranga, começa nesta segunda (04)

JESSICA MARQUES

Cinco cidades do interior paulista receberão, de forma gratuita, testes rápidos de covid-19, check-up básico (glicemia, pressão e visão) e outros exames.

A ação faz parte do programa Saúde na Estrada, da Ipiranga, que inicia nesta segunda-feira, 04 de outubro de 2021, mais uma etapa no interior de São Paulo.

Desta vez, o projeto passará por Meridiano (04/10), Cândido Mota (05/10), Palmital (06/10), Avaré (07/10) e Santa Cruz do Rio Pardo (08/10).

O programa estará em postos localizados em rodovias e oferecerá, de forma gratuita, uma série de exames de saúde. Caminhoneiros, motoristas, viajantes e moradores das comunidades próximas poderão realizar um check-up básico (glicemia, pressão e visão), além de receberem orientações de prevenção à covid-19. As consultas serão realizadas das 8h às 17h.

Além disso, o público que comparecer às unidades do Saúde na Estrada poderá realizar os testes da balança de bioimpedância e o do IMC (Índice de Massa Corporal), que detecta dados como taxa metabólica, quantidade de água no corpo e massa livre de gordura, entre outros indicadores que permitem uma análise completa do peso corporal.

O programa, adaptado em 2020 para apoiar no combate à pandemia, oferece também testes rápidos de covid-19 e distribui kits de higiene. As instalações têm capacidade de atendimento de mil pessoas por dia.

O programa social da Ipiranga ainda distribui material informativo com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Além disso, os caminhoneiros têm acesso a conteúdo para conscientização sobre combate à violência sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A Ipiranga é signatária do Pacto na Mão Certa, que tem como objetivo promover campanhas para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

CUIDADOS

Segundo a Ipiranga, os profissionais envolvidos nas ações estão seguindo todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). O cuidado com a saúde e a segurança tem sido redobrado, com o uso de aventais descartáveis de manga longa TNT 40, máscaras de proteção confeccionadas em policarbonato e acrílico cristal, com espessura de 0,5 mm e respirador facial PFF2 profissional, além dos equipamentos já normalmente empregados nas operações do Saúde na Estrada.

“O Saúde na Estrada, que existe há mais de dez anos, já bateu a marca de 550 mil pessoas atendidas. São números bastante expressivos. A iniciativa é motivo de orgulho para nós e continua em sua missão de disponibilizar, gratuitamente, serviços de saúde ao público, o que é ainda mais importante em momentos como os atuais. Seguindo agora pelo interior de São Paulo, estamos reforçando nossa parceria com os caminhoneiros e com as comunidades locais”, afirmou o gerente executivo de Negócios Rede|Rodovia da Ipiranga, Sidnei Braz, em nota.

ENDEREÇOS E DATAS

04 de outubro de 2021
Auto Posto Gramadão de Meridiano Ltda
Rodovia Euclides da Cunha, S/N, KM 535
Zona Rural – Meridiano – SP

05 de outubro de 2021
Auto Posto Alexandria Ltda
Rodovia Raposo Tavares, S/N, KM 431
Nova Alexandria – Cândido Mota – SP

06 de outubro de 2021
Auto Posto Rota Sul Ltda
Rodovia Raposo Tavares, S/N, KM 420
Zona Rural – Palmital – SP

07 de outubro de 2021
Auto Posto Santa Terezinha de Avaré Ltda
Rodovia Presidente Castelo Branco, S/N, KM 247
Jardim Bom Sucesso I – Avaré – SP

08 de outubro de 2021
Auto Posto Garcia Ltda
Rodovia Estudante Engenheiro João Batista Cabral Renno, S/N, KM 316
Ferrinha – Santa Cruz do Rio Pardo – SP

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta