CPTM vai contratar composição para manutenção de via e vagão móvel para soldagem de trilhos

Trem de manutenção de via da CPTM: empresa fechou contrato de R$ 4,1 milhões para reparar cinco conjuntos. Foto: Diário do Transporte

São duas licitações distintas marcadas para o final de outubro de 2020

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou duas novas licitações visando a contratação de uma composição para manutenção de via permanente [CMVP] e um vagão móvel para soldagem de trilhos.

As publicações estão na edição desta terça-feira, 28 de setembro de 2021, do Diário Oficial do Estado.

A primeira licitação está marcada para o dia 28 de outubro próximo. Já a Sessão Pública para o certame referente ao vagão móvel para soldagem de trilhos das vias permanentes está agendada para o dia seguinte, 29 de outubro.

Nos dois casos, a licitação especifica que caberá às empresas licitantes apresentarem propostas referentes à prestação de serviços de elaboração de projeto, fabricação, fornecimento e comissionamento da composição e do vagão móvel.

O edital estará disponível a partir desta terça (28) no site www.cptm.sp.gov.br.

Como mostrou o Diário do Transporte, na última quinta-feira, 23 de setembro de 2021, em evento no pátio de trens na região da Luz, o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy e o presidente da CPTM, Pedro Moro, participaram da entrega de um trem de manutenção de via para a empresa.

O veículo ferroviário é responsável pelo trabalho de socaria de via permanente, ajeitando a brita e trilhos de forma muito eficiente, diminuindo em até 80% o tempo que se leva para concluir a tarefa.

O trem foi adquirido pela empresa no ano de 2009 e, após vários anos em serviço, deixou de operar para seguir até Minas Gerais onde passou por manutenção. Agora o trem retorna com a capacidade total de operação, sem risco de apresentar algum problema que o deixe por muito tempo parado aguardando reparos. Relembre:

Após reparos, CPTM volta a operar veículo de manutenção de vias

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta