ViaMobilidade apresenta Centro de Controle para jovem fã de transportes públicos

Entusiasta foi recebido por uma equipe de colaboradores da concessionária na estação Capão Redondo. Foto: Divulgação / ViaMobilidade.

Aficionado por trens, Richard Menezes, de 18 anos, realizou um sonho de infância

WILLIAN MOREIRA

A ViaMobilidade, concessionária operadora da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, realizou o sonho de um jovem fã de ferrovias e transportes públicos, ao levá-lo para conhecer o CCO (Centro de Controle Operacional) da empresa, onde a “magia” acontece.

Richard Vinícius Menezes da Silva, de 18 anos, foi recebido por uma equipe de colaboradores da concessionária na estação Capão Redondo, com hora marcada para conhecer um pouco mais sobre a linha.

De tão ansioso, Richard acordou às 5h e não dormiu mais, até chegar a hora de ir ao metrô, conforme relatado por sua mãe, a técnica em enfermagem Regiane Menezes Vieira.

Cadeirante, o jovem frequenta a AACD desde quando era criança e, com a inauguração da estação AACD-Servidor, em 2018, ficou mais fácil para Regiane o levar para o acompanhamento que faz na instituição. Desta forma, ele foi pegando o gosto pelos trens e especialmente pela Linha 5.

“Muitas vezes quero ir de carro, mas ele pede para a gente pegar o trem”, afirmou Regiane, que aproveita essas viagens para incentivar o gosto do rapaz pelo transporte, ainda que ela não entenda muito sobre o assunto.

Eles moram no Jardim Ângela, bairro do sul da capital paulista que inclusive receberá futuramente uma estação junto ao terminal de ônibus da região, pedido antigo dos moradores, incluindo o fã dos transportes.

“Vai ser muito bom se eu puder ir direto de casa até a AACD de metrô”, disse o jovem.

Richard sabe todos os ruídos que o trem faz e imita com perfeição alguns sons, como o das portas abrindo e fechando.

Na sua visita guiada ele pode ver um pequeno trecho do pátio do Capão Redondo, como um trem é conduzido manualmente e também controlado pelo CCO.

Também passou pela sala de controle e se inteirou dos processos de operação de todo o sistema, inclusive com um bate papo com técnicos da ViaMobilidade.

No fim do tour ele ainda entrou em um trem da Frota F, trens recentemente restaurados e colocados de volta a disposição dos usuários da linha.

Para quem desejar saber da visita por meio da visão de Richard, ele possui um canal no YouTube, o MR Frota P (HBL), uma referência aos trens mais novos da Linha 5-Lilás.

Nele será colocada imagens e vídeos registrados por sua mãe durante a visita. Seus amigos conforme ele entusiasmado contou, estão ansiosos pelas informações e imagens.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta