Restauro do Pátio Ferroviário de Paranapiacaba, em Santo André (SP), prevê ‘viagem no tempo’, lazer e cultura

Proposta também prevê grandes gramados para que as pessoas permaneçam no local contemplando toda a Vila e a torre do relógio. Projeção: Brasil Restauro.

Empresa Brasil Restauro concluiu os projetos executivos para intervenções no local

JESSICA MARQUES

Uma viagem no tempo, lazer e cultura. É o que prevê o restauro que será feito no Pátio Ferroviário de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC Paulista.

Segundo a Prefeitura, a empresa Brasil Restauro concluiu os projetos executivos para intervenções no Pátio Ferroviário. Durante nove meses, foram elaborados e produzidos mapas e textos, com propostas técnicas e indicações de futuras obras para requalificação e conservação das áreas das antigas estações Alto da Serra e Paranapiacaba.

O Pátio Ferroviário possui área construída de 465,86 metros quadrados e faz parte do patrimônio histórico e ambiental da Vila. A proposta de restauro feita pela empresa sugere a criação de uma praça no espaço antes ocupado pela estação Alto da Serra, demolida na década de 1980, com uma releitura da antiga planta de arquitetura da extinta estação.

Segundo a empresa, a pesquisa histórica realizada possibilitou resgatar todos os projetos da estação original, de modo que foi possível identificar as áreas do prédio, como administração, bilheteria, sanitários e cozinha dos funcionários.

“A ordenação espacial da praça foi projetada sobre a planta da antiga estação. Para fazer referência ao edifício demolido e seus volumes, foram adotados pergolados metálicos dispostos em alturas variadas, viga gabião, bancos contínuos de concreto, vãos e jardins suspensos que remetem às antigas alvenarias, janelas e portas da Estação Alto da Serra. Pequenos espelhos d’água lembram as áreas do prédio onde ficavam os banheiros e a cozinha (conhecidos em arquitetura como áreas molhadas). Há iluminação embutida no piso elevado com o objetivo de criar pequenos espaços que valorizem apresentações culturais múltiplas”, detalhou a Prefeitura, em nota.

MAIS LAZER

O projeto sugere ainda a instalação de espreguiçadeiras ao longo da área gramada, para proporcionar uma área de lazer aos moradores e turistas.

Além disso, serviços de alimentação, sanitários e espaço comercial poderão ser instalados em vagões de trens adaptados para estas funções.

Uma biblioteca itinerante, em um vagão, também foi idealizada para emprestar livros e guardar pequenas bicicletas reversíveis para serem usadas na Vila. A adequação da bilheteria do Museu Funicular garantirá fluidez e melhor atendimento ao visitante.

A proposta também prevê grandes gramados para que as pessoas permaneçam no local contemplando toda a Vila e a torre do relógio.

Também de acordo com a proposta da empresa, espécies vegetais nativas ao bioma da Mata Atlântica foram incorporadas ao projeto de paisagismo.

“A beleza das flores será representada pelo Cipó de São João, cuja floração acontece no inverno, período de maior atração turística, e também pelas flores da Alamanda Amarela e do Maracujá Doce, cujos perfumes acrescentam uma experiência sensorial.”

Entretanto, como se trata de local com intenso trânsito de trens de carga, serão instalados alertas para a conscientização sobre a segurança ferroviária.

Os estudos e as propostas foram protocolados junto aos Conselhos de Preservação, que avaliam o material para dar parecer.

“O trabalho pela recuperação de Paranapiacaba é permanente e uma das prioridades da gestão. Nosso esforço é viabilizar a revitalização de todos os espaços com relevância histórica e o Pátio Ferroviário é um dos destaques. Será uma importante obra que vai se somar a outras revitalizações realizadas na Vila, entregues pela Prefeitura, MRS e comunidade”, disse o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli, em nota.

INVESTIMENTO

O projeto, patrocinado pela MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem valor aprovado de R$ 445.570,69.

Os projetos executivos para melhorias na Região do Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba têm apoio da Prefeitura de Santo André; do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) e do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André.

“Desenvolver projetos executivos consistentes e bem estruturados é muito importante. Eles podem orientar ações do poder público e ser a base para iniciativas autossustentáveis, que gerem emprego, renda e deem novos significados às áreas preservadas ou recuperadas. O potencial turístico, por exemplo, do patrimônio histórico ferroviário é alto. É preciso organizar as formas de atuação e atingir resultados positivos para toda a comunidade local”, afirmou o gerente geral de Relações Institucionais da MRS São Paulo, José Roberto Lourenço, em nota.

Segundo a arquiteta Fabiula Domingues, a conclusão dos projetos executivos é mais um passo para melhorias na região das plataformas da Torre do Relógio e da antiga Estação Alto da Serra.

“Traz um olhar contemporâneo aos remanescentes da antiga estação Alto da Serra, encontrados durante os trabalhos de campo, inseridos em um novo contexto social com a implantação de uma praça. Nossa linguagem arquitetônica enaltece toda história das estações seguindo as premissas dos órgãos de preservação consonante aos anseios ilustrados pela pesquisa inédita feita com a população residente”, disse Fabiula.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Jesus Demétrio P. Mouta disse:

    Muito bom,fico feliz em saber que as obras de restauro da Vila de Paranapiacaba continuam. Parabéns a todos os envolvidos.

  2. Sou bisneto do engenheiro GEORGE ALFRED SMITH, que projetou as pontes,da SPR, posso contribuir com imagens e histórias.
    Luiz Antônio Smith
    11 99955-6440 zap

  3. Claudio Horst Morgenstern disse:

    E o restauro dos planos inclinados, o Funicular, que tem um potencial enorme de atrair turistas e mostrar como, de fato, funcionava a Vila?

  4. Evandro Montgomery de Lima disse:

    Agradecendo à todos que estão empenhados à restaurar à nossa saudosa Vila. Que mesmo não morando mais pois moro em Santo André , estou felicíssima pelo que estão querendo fazer pela minha saudosa Vila pois foi aí que eu nasci.Que Deus abençoe grandemente essas pessoas.

  5. Sandra de Fátima Dias Dias disse:

    Nossas raízes estão sendo revigoradas por esses ilustres envolvidos só a gradecer na retomada do nosso patrimônio brasileiro, fico feliz ,pois estão vendendo tudo para os estrangeiros, isso e triste, e o Brasil, como os outros países tem história para contar,para produzir e termos lugares para passeios, entretenimento, não precisamos sair do no país, temos que dar favor a nossa terra, como fazem outros países,

  6. Anderson Sampaio Rodrigues disse:

    Realmente é um lugar incrível, agora imagina como seria se fosse um polo turístico e bem cuidado, seria um patrimônio do Brasil!

  7. Anderson Sampaio Rodrigues disse:

    Lindo, desperdício!

  8. Danilson gabriel disse:

    Tem uma coisa, que já poderia ter sido feita a muito tempo, mais infelizmente, acho quase impossível de ser.feita hoje em dia, o restauro da funicular, pois passados anos de.abandono, pelo valor acho que seria inviável, mais se fosse feito poderia colocar Santo Andre, na rota do turismo ferroviário, não só a nível nacional como i internacional, já que na Europa esse tipo de atividade e muito procurado e rentável a quem explora, e.mantem a.memoria viva

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