Obras do monotrilho alteram tráfego na Marginal Pinheiros no sábado (25) e domingo (26)

Trecho da pista expressa será interditado totalmente

ADAMO BAZANI

Por causa de obras de transposição da vigas-guia da estrutura do monotrilho 17-Ouro sobre a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, a Marginal Pinheiros terá um trecho interditado neste fim de semana.

De acordo com a companhia do Metropolitano, com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), haverá interdição total da pista expressa da Marginal Pinheiros sentido Castelo Branco, da Rua Engenheiro Mesquita Sampaio até a Av. João Doria, das 20h de sábado (25) até às 8h de domingo (26).

As operações de transposição de vigas-guia envolvem o uso de equipamentos especiais e, segundo o Metrô, marca a retomada da construção da via de monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos de alta capacidade (Metrô e CPTM). A primeira viga, de um total de 133, foi lançada na quarta-feira passada, 15 de setembro.

O trecho prioritário da linha 17-Ouro de monotrilho (sistema de média capacidade) terá 7,7 km e oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi. Sete estações e o Pátio Água Espraiada estão em construção (a oitava estação é Morumbi, que faz parte de outro contrato, bem como a complementação da via e a fabricação dos trens). A meta é concluir o trecho prioritário até o fim de 2022, para ligar o Aeroporto de Congonhas à malha de transporte sobre trilhos de maior capacidade, com conexão direta às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, segundo nota do Metrô.

O monotrilho deveria ter sido concluído até a Copa do Mundo de 2014 e teria um trecho maior, que atenderia as regiões de Paraisópolis e Jabaquara.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta