Dia Mundial Sem Carro: Metrô de São Paulo detalha benefícios ambientais do modal

Um dos gráficos que estão sendo exibidos nos trens. Foto: Divulgação / Metrô de São Paulo.

Vídeo com as informações é exibido durante a operação, nas TVs instaladas no interior dos trens

WILLIAN MOREIRA

Em comemoração do Dia Mundial Sem Carro, nesta quarta-feira, 22 de setembro de 2021, o Metrô de São Paulo veicula um vídeo educativo que mostra os benefícios sociais e ambientais de se usar o transporte metroviário.

O conteúdo é divulgado nas TVs instaladas nos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Segundo um levantamento da companhia, o Metrô gera 20 vezes menos poluentes do que automóveis a gasolina, gerando uma economia de R$ 7 bilhões aos cofres públicos.

Isto porque o trem emite cerca de cinco gramas de CO2 para transportar um passageiro a cada quilômetro. Já um carro, emite 101 gramas e um ônibus a diesel, gera 91 gramas.

Em todo o ano de 2020, o funcionamento do sistema metroviário evitou a emissão de 538 mil toneladas de poluentes e gases do efeito estufa, conforme informado pela companhia.

Já no campo social, o Metrô afirma que sem a sua operação as pessoas precisariam se deslocar pela cidade com outros meios de transporte, como ônibus ou carros, aumentando a poluição do ar.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta