BRT Sorocaba será gratuito neste domingo (26)

Objetivo é permitir que passageiros que não conhecem o sistema possam viajar sem o pagamento da tarifa. Foto: Diário do Transporte..

Ação faz parte das comemorações de um ano de funcionamento do sistema

WILLIAN MOREIRA

Neste domingo, 26 de setembro de 2020, o sistema do BRT de Sorocaba, no interior de São Paulo, funcionará com viagens gratuitas para a população.

A ação promocional integra as comemorações de aniversário de um ano de funcionamento do sistema na cidade.

Neste período, já foram transportados sete milhões de passageiros. A promoção é fruto de uma parceria do BRT com a Urbes – Trânsito e Transporte e Semob (Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico de Sorocaba) e concede duas passagens gratuitas por pessoa.

Com essa gratuidade durante o domingo, o objetivo é que pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o BRT Sorocaba possam ter essa oportunidade sem custo.

“O projeto BRT é uma conquista de todos e queríamos celebrar de uma forma que cada cidadão sorocabano pudesse estar perto de nós neste momento tão especial. Então, a empresa BRT Sorocaba entendeu que a melhor maneira seria possibilitar o acesso para que todos conheçam este sistema que tanto nos orgulha por sua qualidade, autonomia e autossuficiência”, afirmou o diretor de Operações da BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, em nota divulgada para a imprensa.

COMO FUNCIONARÁ O TRANSPORTE GRATUITO

A gratuidade no BRT Sorocaba no domingo, 26, estará condicionada ao uso exclusivamente por meio de carteira digital do CittaMobi.

Assim, os usuários devem ativar a carteira até 48 horas antes de utilizar o ônibus do BRT, para que o embarque seja liberado no dia.

O ato de ativar a carteira digital não tem custos ao passageiro. Uma vez ativada, o usuário deve aproximar o celular no validador da catraca e assim embarcar sem pagar a passagem.

O download do aplicativo CittaMobi está disponível nas lojas de aplicativos do próprio smartphone.

O uso da gratuidade estará habilitado nos terminais Vitória Régia e São Bento, em uma das 22 estações distribuídas nos corredores Itavuvu ou Ipanema ou, ainda, em um dos ônibus que circulam nos 91 pontos de parada espalhados nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

PASSO A PASSO

Veja abaixo o passo a passo para criar a carteira digital e usar nos ônibus:

1. Baixe o aplicativo na Play Store (estará disponível, em breve, também na Apple Store).
2. Faça login no aplicativo e permita o acesso à sua localização.
3. Localize a Carteira Digital na tela inicial do aplicativo e siga o passo a passo para criar a sua conta. Basta informar dados pessoais, endereço, um documento com foto e uma selfie.
4. Escolha um pin para ser sua senha na carteira digital.
5. Pronto, carteira em aprovação!

Para utilizar a passagem gratuita:

1. Verifique se seu celular está com a localização e o Bluetooth ativos.
2. Localize a Carteira Digital na tela inicial do App.
3. Arraste para cima o cartão laranja, que informa “Saldo Cittamobi”.
4. Digite o pin pessoal que foi escolhido no momento da criação da carteira.
5. Processamento da compra – encoste seu celular no dispositivo para liberar a catraca.
6. Pronto, catraca liberada para o embarque!

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta