Trabalhadores do transporte coletivo em Rio Branco (AC) iniciam paralisação

Foto: Portal AC24horas

Categoria cobra o pagamento de salários em atraso, inclusive o décimo terceiro

WILLIAN MOREIRA

Funcionários das empresas Via Verde e São Judas Tadeu iniciaram uma greve na cidade de Rio Branco, estado do Acre, na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, suspendendo o atendimento em boa parte do município.

Segundo o Sindcol (Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre), pelo menos 25 ônibus estão circulando. A entidade sindical está em contato com os empresários para encontrar uma solução ao impasse.

Os trabalhadores reclamam de atrasos no pagamento de salários, o que já dura meses, atrasos do FGTS e do pagamento do 13º salário do ano passado.

Ao menos 100 profissionais se concentraram junto ao terminal central de Rio Branco, protestando e impedindo a passagem dos coletivos.

Outro ponto citado pelo Sindcol é que em razão da pandemia, havia sido acertado de acordo com lei federal, em que 70% dos pagamentos seriam efetuados pela União e os outros 30% pelas empresas, mas isto não estava acontecendo.

Em 14 de setembro deste ano, foi instaurado pela Câmara Municipal uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar em até 180 dias o transporte público local, incluindo questões como dos contratos de concessão atuais, valor da tarifa e diminuição da frota em circulação.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta