Terminais de ônibus da EMTU, estações de metrô, CPTM e ciclovias terão atividades para incentivar o uso de transportes coletivos e ativos

Não é muito difícil contribuir para melhorar a mobilidade de todos. Por exemplo, não parar onde ônibus realizam embarque ou desembarque já é uma atitude bem cidadã

Ações fazem parte Semana da Mobilidade e o Dia Mundial sem Carro e são coordenadas pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos); Motoristas de ônibus vão sentir na pele o que é estar no lugar do ciclista quando um coletivo de grande se aproxima

ADAMO BAZANI

Terminais de ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), estações do Metrô de São Paulo, estações de Metrô operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ciclovias terão atividades para incentivar o uso de transportes coletivos e alternativos, além dos cuidados no trânsito.

Os eventos fazem parte da Semana da Mobilidade e o Dia Mundial sem Carro e são coordenados pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos).

Entre as ações estão a Summit STM 2021,que vai divulgar projetos inscritos com soluções para melhoria da mobilidade, exposições em estações, pedaladas temáticas, motoristas de ônibus no lugar os ciclistas, vídeos nos trens, conscientização sobre a poluição entre outros eventos

Veja a relação das ações da Secretaria e das empresas gerenciadoras e concessionárias:

STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos)

 – Entre os dias 20 e 22 de setembro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizará o Summit STM 2021, uma jornada de conhecimento e boas práticas fomentada pela STM e pelas três empresas vinculadas a ela: CPTM, EMTU e Metrô. O objetivo do evento é compartilhar as melhores práticas da gestão pública para fomentar cada vez mais a melhoria da vida dos cidadãos.

Dos projetos inscritos pelos participantes, os três que tiveram impacto comprovado na melhoria do serviço prestado à população e na gestão foram selecionados e serão apresentados virtualmente em painéis temáticos. As apresentações serão transmitidas via Zoom e poderão ser assistidas clicando nesse link.

Serviço:

Data e horário das apresentações:

20/09 – 14h

Tema: Gestão e Eficiência Pública | Cidadania e Inclusão Social

21/09 – 14h30

Tema: Inovação e Sustentabilidade do Meio Ambiente

22/09 – 14h30

Tema: Mobilidade Urbana

EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos):

A EMTU e a STM promovem na quarta-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro, um evento no Mirante do Parque Estadual Cândido Portinari, com diversas atividades educativas voltadas a incentivar um trânsito mais respeitoso e seguro. As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, estabelecida anualmente pelo Denatran, que em 2021 definiu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” e  visam mostrar a importância de uma relação responsável entre motoristas de ônibus, ciclistas, motociclistas e pedestres, além de alertar sobre os cuidados necessários para diminuir riscos de acidentes.

Em uma das atrações, os motoristas de ônibus vão ter papel invertido e passarão por uma simulação em bicicletas ergométricas, enquanto ônibus ultrapassam ao lado, para sentirem a insegurança do ciclista no trânsito da cidade, especialmente quando não é respeitada a distância segura de 1,5 metros entre o veículo e o ciclista. Será montado também um cenário de trânsito em maquete e peças em miniaturas. A atividade vai chamar a atenção do público para os conceitos de segurança para pedestres, alerta de semáforos e travessia na faixa.

No dia do evento, será inaugurada a exposição de fotografias EMTU – OLHAR METROPOLITANO, resultado de um concurso realizado para conhecer o olhar dos passageiros sobre a rede de transportes intermunicipal. Entre 264 fotos participantes, 18 foram selecionadas para compor a exposição, a qual ficará disponível ao público em terminais da EMTU após o evento.

A EMTU continuará promovendo durante todo o mês da mobilidade 28 ações educativas para passageiros dos terminais metropolitanos. Esquetes teatrais da Cia Sopa de Comédia serão apresentados nos dias 27, 28 e 29/09 no Terminal Metropolitano Diadema, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30.

Uma van itinerante do Sest Senat seguirá com os trabalhos de orientação e conscientização nos terminais da EMTU em Guarulhos: Parque CECAP (20 e 21/09), Vila Galvão (22 e 23/09) e Taboão (24/09), das 8h às 12h. Em Campinas, o serviço acontecerá nos dias 23 e 24/09, no Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira.

Serviço:  Semana da Mobilidade – EMTU

Data: 22 de setembro de 2021

Horário: 10h às 14h

Local: Parque Estadual Cândido Portinari (Mirante, ao lado da biblioteca)

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1365 – Vila Hamburguesa, São Paulo

CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos):

A Estação Luz da CPTM, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral, abrigará a exposição “Educando para o Trânsito do Amanhã” de 18 a 25 de setembro, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem – DER. A mostra educativa, que faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, tem foco na educação infantil para conscientização sobre regras, técnicas e métodos para prevenção de acidentes. A exposição, transmitida por meio de televisores, reúne depoimentos de crianças sobre sua relação com o trânsito e experiência com o Projeto DER na Escola, painéis com fotos que contarão a história do órgão e como trabalha tema da Educação para o trânsito.

No dia 22, a partir das 9h30, acontecerá a Pedalada CPTM na Ciclovia Novo Rio Pinheiros, em parceria com a Farah Service, empresa que administra a Ciclovia. A Pedalada terá início e fim no acesso à ciclovia pela passarela da estação Vila Olímpia, da Linha 9-Esmeralda.

Serviços:

Exposição Itinerante “Educando para o Trânsito do amanhã”, parceria com DER

Local: Estação Luz

Data: 18 a 25/09

Pedalada CPTM

Local: Ciclovia do Novo Rio Pinheiros

Data e hr: 22/09 às 9h30

Metrô de São Paulo:

A Linha da Cultura e o portal Mobilize Brasil apresentam, na estação Clínicas da Linha 2-Verde, uma exposição com ilustrações de adultos e crianças de várias partes do Brasil, partindo do tema mobilidade urbana. A mostra é resultado de um concurso de ilustrações aberto a pessoas de todo o Brasil e foi organizado pelo portal Mobilize Brasil, que completa exatos 10 anos de fundação neste mês de setembro. O desafio era responder à pergunta “Como fica a mobilidade depois da pandemia? A proposta era a de imaginar soluções criativas que permitam a livre circulação das pessoas sem os riscos de contaminação por doenças contagiosas. Como as pessoas irão em segurança para o trabalho, para a escola, para as compras? Como evitar as aglomerações nas estações, nos terminais, ônibus e trens? A exposição fica em cartaz na Estação Clínicas até 17 de outubro.

Também no dia 22, o Metrô vai exibir vídeos nos trens e estações, relembrando que é o sistema de transporte mais adequado ao meio ambiente, com uma taxa de poluição 20 vezes menor que um carro. Os vídeos estarão nos monitores da TV Minuto – dentro dos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha – e nos monitores e painéis eletrônicos da JCDecaux, espalhados pelas plataformas e mezaninos das estações.

LINHAS 4-AMARELA E 5-LILÁS (ViaQuatro e ViaMobilidade)

A poluição, agravada pelo uso de carros particulares, é tema de campanha com foco na saúde das crianças nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô.  Segundo dados da ONU, 93% das crianças do mundo respiram um ar com níveis de poluição acima do recomendado, o que pode causar doenças respiratórias.  Para engajar pais, mães e responsáveis nessa causa, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade se uniram ao Instituto Alana e à Parents for Future para divulgar a iniciativa #LivreParaBrincarLáFora (FreeToPlayOutside), um movimento global de conscientização para tornar a poluição do ar mais visível para todos. Portas de trens foram adesivados  e vídeos estão sendo veiculados nos monitores dos trens e estações. A comunicação visual foi desenvolvida pela Purpose Campaigns, uma agência comprometida com estratégias de mobilização sobre causas globais.

Ciclovia do Novo Rio Pinheiros:

Administrada pela Farah Service, a Ciclovia, que tem atraído cerca de 100 mil ciclistas por mês, promoverá uma série de eventos durante a Semana da Mobilidade.

21 de setembro – 10 às 11hs – Parada Santander – Smart Truck – aula de Hit e Zumba

22 de setembro –  09 às 11hs – Vila Olímpia – Smart Truck – aula de Hit e Zumba

6h30 às 19hs – Cidade Universitária – Coffee Run Bike – degustação de Cold Brew

23 de setembro – 10 às 11hs – Miguel Yunes – Smart Truck – aula de Hit e Zumba

25 de setembro – 08 às 14hs – Cidade Jardim – Amém Café – chá gelado Amém Tea cortesia

08 às 12hs – Cidade Jardim – Loja TRILO – Isotônico Jungle cortesia

26 de setembro – 10 às 12hs – Parada Santander – Ciclofemini – Aula “Como pedalar no trânsito com segurança”

09h às 12hs – Parada Santander – Eco Estação CRIA – recreação e brindes para crianças

07 às 15hs – Jaguaré – Coffee Run Bike – degustação de Cold Brew

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta