Prefeitura de João Pessoa (PB) orienta passageiros de ônibus sobre segurança

Ação é feita por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania. Foto: Divulgação.

Objetivo é fornecer dicas de como evitar possíveis furtos e informar o que fazer em caso de situação de violência

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba, por meio da Semusb (Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania), está executando ações da campanha “Juntos pela sua Segurança” nesta semana.

Nesta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, foi feita a a terceira ação presencial com agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Semob-JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa). A atividade foi no terminal de integração dos ônibus no bairro do Bessa.

Na ocasião, os usuários do transporte coletivo receberam dicas de como evitar possíveis furtos e de como ajudar quando presenciar alguma situação de violência.

“Por muitas vezes, as pessoas acabam deixando expostos celulares e até dinheiro. Deixar seus pertences guardados dentro da bolsa é uma dessas dicas. Uma forma simples de evitar possíveis furtos”, explicou o comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire, acrescentando que o Disque 153 da Guarda está disponível 24h para a população.

“O número 153 também está recebendo denúncias de assédio dentro dos ônibus. Nós temos que unir a sociedade na luta contra esse tipo de violência contra as mulheres. Esse também é um ponto forte da nossa campanha ‘Juntos pela sua Segurança’. Proteger as mulheres que utilizam o transporte público e, infelizmente, ainda acabam sendo importunadas e violentadas”, disse o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, João Almeida.

Os guardas fizeram abordagens educativas dentro dos ônibus e adesivaram cartazes nos coletivos. No terminal, foi montada uma estrutura onde aconteceram apresentações da equipe do teatro de fantoches da Guarda, com conteúdo voltado para as dicas de segurança. Os bonecos ficaram transitando entre os passageiros conversando sobre a importância de estar atento dentro e fora do transporte público.

A campanha no transporte público continua a acontecer durante todo o mês de setembro de forma virtual, através das mídias sociais. A próxima ação presencial está marcada para acontecer no dia 23 deste mês no terminal de integração do Colinas do Sul.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Maria Souza disse:

    Uma campanha pontual contra a violência nos ônibus não é suficiente para combatê -la, precisamos de ações mais efetivas. A superlotação é um problema grave pra quem faz uso do transporte público, além de favorecer a contaminação pela covid, também favorece a ação dos bandidos que agem geralmente em ônibus superlotados, hoje infelizmente vivenciei uma situação de violência dentro do ônibus 2300 às 16:20 da tarde voltando do trabalho no sentido centro valentina. Apelo as autoridades competentes uma ação mais efetiva no combate a violência no transporte público.

Deixe uma resposta