Diário no Sul

Ouro e Prata completa 82 anos de existência celebrando a responsabilidade socioambiental

Para cada passagem vendida no Dia da Árvore, 21 de setembro, viação se compromete a plantar uma muda de árvore em área de preservação permanente na cidade de Gravataí (RS)

ALEXANDRE PELEGI

Criada em 1º de setembro de 1939 pelos irmãos Willy Fleck e Raimundo Fleck, a Viação Crissiumal, que ganhou o nome atual de Ouro e Prata em 1948, decidiu celebrar a responsabilidade ambiental no dia da Árvores.

Os 82 anos de vida da empresa serão representados, cada um deles, por uma muda de árvore nativa que será plantada em uma área de preservação permanente na cidade de Gravataí (RS), na Escola de Ensino Fundamental JOCUM (https://jocumpoa.com.br), com o auxílio dos estudantes

A quantidade de árvores, no entanto, poderá ser bem maior. Isso porque a Ouro e Prata assumiu o compromisso de, além das 82 mudas, plantar mais uma árvore para cada passagem vendida na mesma data no site da empresa.

Para a Diretora da Ouro e Prata, Luana Fleck, comemorar o aniversário da empresa com essa responsabilidade “é estar alinhado aos nossos pilares além de ser muito gratificante!”.

Reforçar nosso compromisso socioambiental contribui com a redução dos impactos no meio ambiente e inspira outras empresas e pessoas a realizarem ações voltadas à sustentabilidade”, completou Luana.

No dia da Árvore, além do plantio das mudas, será apresentada uma palestra para as turmas de estudantes da Escola de Ensino Fundamental JOCUM. A ação será orientada por Biólogos da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, parceira da Ouro e Prata.

Com o plantio solidário é estimado que 66.700kg de CO2eq* sejam evitados (*CO2 equivalente é a soma dos gases do efeito estufa, em uma única unidade de medida).

VISÃO SUSTENTÁVEL

Luana faz questão de ressaltar que a trajetória da empresa é e sempre foi marcada pela visão sustentável ao preservar recursos naturais para trazer os melhores resultados para o meio ambiente e para as pessoas.

Há toda uma história de práticas sociais na comunidade e com crianças, como campanha do agasalho, distribuição de kit lanche, entrega de presentes em datas especiais, como Natal, Páscoa e Dia da Criança, além de doação de kit de material escolar.

A Ouro e Prata atua também com foco na questão ambiental, através da coleta de água da chuva, garantindo que 300 mil litros por mês sejam captados para a lavagem e descarga dos ônibus. Um sistema de reaproveitamento da água é outra ação inserida na prática diária, que permite a reutilização para lavagem da parte externa da frota.

Um programa de direcionamento de resíduos destina todo lixo e sucata das operações, com um processo de tratamento e reciclagem do material. Além disso, uma média anual de 66.336kg de peças da manutenção e materiais de escritório são reaproveitados por parceiros, evitando o uso de aterros sanitários.

Os ônibus da Ouro e Prata são todos abastecidos com aditivos especiais, que reduzem a emissão de poluentes e participam do programa Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, que envolve CNT e SEST/SENAT, sendo uma empresa premiada na categoria de veículos de longo percurso. Além disso, uma média anual de 18.900 litros de óleo são coletados e destinados para o seu devido tratamento.

“Os dados do Painel Internacional sobre a Mudança Climática, divulgado no mês passado, mostram a urgência de ações coletivas em prol do meio ambiente. Nossa história sempre teve esta preocupação e é urgente continuar fazendo nossa parte em busca da sustentabilidade”, destaca Luana Fleck.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta