Governo do Paraná contrata estudo para reorganizar ônibus metropolitanos e licitar o sistema
Publicado em: 14 de setembro de 2021

Trabalhos terão três frentes: atualização do cálculo tarifário, realização de uma pesquisa de origem e destino e modelagem econômico-financeira; Efeitos da pandemia serão considerados
ADAMO BAZANI
Começa a ser realizado nesta terça-feira, 14 de setembro de 2021, um estudo contratado pelo Governo do Paraná para reorganizar os transportes metropolitanos e licitar o sistema em 2022.
As linhas são gerenciadas pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), do governo estadual, e operadas pelas empresas de ônibus da região.
Segundo nota do Governo do Estado desta segunda-feira, 13 de setembro de 2021, os trabalhos serão feitos pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE) em parceria com a equipe técnica do Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina – LabTrans/UFSC.
O estudo deve ter três frentes: atualização do cálculo tarifário, realização de uma pesquisa de origem e destino e modelagem econômico-financeira.
A previsão de entrega é fevereiro de 2022.
Segundo a gestão do governador Carlo Massa Ratinho Júnior, o estudo ajudará a determinar a tarifa, a modelagem e os detalhes do edital de concessão das linhas metropolitanas da Comec.
Antes mesmo do fim do estudo, a administração estadual quer implantar algumas mudanças com os resultados parciais obtidos, como ajustes na frota e nas linhas.
PESQUISA ORIGEM-DESTINO:
A pesquisa origem-destino deve ter duração de dois meses e será realizada em todos os 19 municípios da Rede Integrada de Transporte – RIT, nos horários de maior movimento do sistema, que são das 06h00 às 09h00 e das 16h30 às 19h30. Serão cerca 30 pesquisadores, devidamente identificados.
O levantamento quer saber se houve alguma mudança no comportamento dos passageiros nos deslocamentos diários, se surgiram novos pontos de interesse de viagens e se serão necessárias novas conexões.
“Com estas informações, além do ajuste da nossa operação, podemos planejar novas linhas e conexões. Todo trabalho com informações precisas e bem planejado tem resultado mais eficiente”, disse por meio de nota o presidente da Comec, Gilson Santos,
EFFEITOS DA PANDEMIA:
Outro objetivo dos trabalhos é mensurar de fato os efeitos da pandemia de covid-19 no sistema de transportes metropolitanos da Grande Curitiba, se haverá recuperação plena ou não da demanda que era registrada antes da doença e se a demanda que permaneceu ou que voltar terá um novo perfil de viagem.
Segundo a Comec, logo no início da pandemia em março de 2020, com a implementação das medidas mais restritivas de circulação, o número de usuários no sistema metropolitano chegou a cair para 20%. Aos poucos, com o retorno das atividades, este número foi aumentando, mas a média de usuários do sistema permanece na casa dos 60%.
Ainda de acordo com a gerenciadora, em 18 meses de pandemia, foram realizados mais de 600 ajustes no sistema metropolitano, contemplando novos atendimentos, itinerários e ajustes de horários.
Especialistas em mobilidade apontam que dificilmente em curto ou médio prazo, a demanda de passageiros do transporte público vai ser a mesma que de antes da pandemia, que já estava em queda por outros fatores, como falta de subsídios resultando em tarifas altas para o usuário, mas que, ao mesmo tempo, não conseguem bancar os serviços.
“A ideia é ter um embasamento completo para efetivar as mudanças no ano que vem. O sistema sofreu um grande impacto, não temos mais o volume anterior. Com esse estudo teremos números reais para fazer as alterações. Queremos melhorar o tempo para o usuário e atrair mais pessoas para o sistema”, complementou Gilson Santos.
As atuais empresas operadoras do sistema metropolitano, de acordo com os prefixos que são identificadas, seguem essa ordem:
15 • Leblon Transporte De Passageiros Ltda
16 • Viação Tamandaré Ltda.
17 • Expresso Azul Ltda.
18 • Auto Viação Santo Ângelo S.A.
19 • Araucária Transporte Coletivo Ltda.
20 • Auto Viação São José Dos Pinhais Ltda.
21 • Empresa De Ônibus São Braz S.A.
22 • Empresa De Ônibus Campo Largo Ltda.
23 • Viação Colombo Ltda.
24 • Auto Viação Antonina Ltda.
25 • Viação Castelo Branco Ltda.
26 • Viação Do Sul Ltda.
27 • Viação Graciosa Ltda.
28 • Viação Marumbi Ltda.
29 • Viação Piraquara Ltda.
30 • Reunidas S.A.Transportes Coletivos
31 • Viação Nobel Ltda
32 • Expresso São Bento Ltda.
98 • Empresa Cerro Curitiba Ltda.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
A Viação Nobel (31), opera apenas no sistema municipal de Fazenda Rio Grande (PR)
Mas é gerenciada pela Comec e as linhas entrarão na licitação porque mesmo sendo dento de Fazenda Rio Grande, elas fazem parte da rede integrada, sendo alimentadoras da Leblon que, se não sabe, é do mesmo grupo
Porq não intrigam o ônibus da faz rio grande ate o terminal de sao jose