Campinas (SP) divulga alterações de trânsito e transporte coletivo

Retorno em frente ao Terminal BRT Satélite Íris foi liberado. Foto: Divulgação.

Emdec também está com novo telefone para atendimento a outras cidades e estados

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Campinas, no interior paulista, divulgou alterações de trânsito e no transporte coletivo, em vigor a partir desta segunda-feira, 13 de setembro de 2021.

A Setransp (Secretaria de Transportes) e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) liberaram para a circulação de todos os veículos o retorno em frente ao Terminal BRT Satélite Íris.

O local fica no sentido bairro – Centro da Avenida John Boyd Dunlop; e, antes, somente era permitida a circulação de ônibus com acesso ao terminal.

Segundo a Prefeitura, para aumentar a segurança viária, a região recebeu reforço na sinalização de trânsito e ações educativas. A faixa de pavimento rígido (concreto), na aproximação do semáforo, foi estreitada. Foram instaladas placa de advertência no retorno com a mensagem “NO CRUZAMENTO – ÔNIBUS NOS DOIS SENTIDOS”. Também instalação de placas educativas com a mensagem “RESPEITE AS INDICAÇÕES DO SEMÁFORO”.

Também foram colocadas placas educativas para inibir as travessias de pedestres em locais inadequados. Além disso, foi instalada, para os motoristas de ônibus, placa de regulamentação de velocidade máxima permitida em 20 km/h, na saída do Terminal.

“Desde que haja respeito à sinalização e às Leis de Trânsito, a sinalização viária implantada na região, além dos equipamentos semafóricos, asseguram uma circulação com segurança. A abertura do acesso não trará impactos no sistema de transporte público coletivo municipal”, detalhou a Prefeitura, em nota.

ITINERÁRIO DE LINHA DE ÔNIBUS

Além disso, o itinerário da linha 415 – Gleba B foi alterado. A linha deixou de ter itinerário “circular” e passou a ter itinerário “ida e volta” pelo

bairro. Com isso, além de atender ao Centro de Saúde “Antônio Moneta Júnior”, mais conhecido como CS do Parque Oziel, no sentido bairro, ela também atende à unidade de saúde no sentido Centro. O CS Parque Oziel fica na Rua Cabo Rúbens Zimmermann, número 9, no Jardim Monte Cristo.

Com a alteração no itinerário, a linha 415 não circula mais pela Avenida Carlos Stela Neto e pela Rua 25. As vias continuarão sendo atendidas pelas linhas 411 – Jardim do Lago II e 414 – Parque Oziel.

Segundo a Prefeitura, a reestruturação no itinerário tem o objetivo de melhorar o atendimento ao bairro Gleba B.

Dúvidas sobre a operação do sistema de transporte público coletivo de Campinas podem ser esclarecidas pelo aplicativo CittaMobi, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, horários das linhas, itinerários, locais de pontos de embarque / desembarque e acessibilidade dos veículos, entre outras funcionalidades.

NOVO TELEFONE DA EMDEC

Outra mudança é que quem liga para o Fale Conosco Emdec a partir de outra cidade ou DDD deve usar um novo número de telefone. O serviço passa a ser ofertado pelo (19) 3731-2910. Já quem liga de Campinas, com o mesmo DDD, permanece tendo à disposição o número 118.

Pelo telefone, o Fale Conosco Emdec atende a emergências de trânsito, como acidentes, bloqueios e perigos no trânsito e estacionamento irregular.

Além desse serviço, é possível realizar agendamentos, cancelamentos e confirmação de viagens do PAI-Serviço, além de registrar eventuais ocorrências relacionadas a esta modalidade de transporte.
Também é possível obter orientação sobre como proceder em relação a outros temas, como a liberação de veículos encaminhados ao Pátio Municipal e solução de serviços de multas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading