Moovit mostra quais ônibus aceitam pagamento com celular na cidade do Rio de Janeiro

Recentemente, o Moovit passou a informar a lotação dos veículos com base em notificações dos usuários, em um esforço para evitar aglomerações. Foto: Divulgação.

Objetivo é auxiliar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais

JESSICA MARQUES

O aplicativo Moovit agora mostra quais ônibus aceitam pagamento com celular na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é auxiliar os passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais.

A novidade é fruto de uma parceria com a Riocard Mais. Assim, o aplicativo de transporte, usado para informar quando o ônibus vai chegar, vai mostrar também se o próximo veículo aceita pagamento por aproximação com a utilização de telefones celulares, por meio da tecnologia NFC.

Na prática, a informação aparece disponível nas telas de Direções e Estações do aplicativo. Um ícone de NFC será exibido ao lado do número do ônibus quando o pagamento por aproximação for aceito, em uma dinâmica semelhante às notificações de tempo real com as quais os usuários do Moovit estão habituados.

A capital fluminense é a primeira cidade no mundo onde a funcionalidade está disponível. Segundo a Riocard Mais, o recurso foi desenvolvido para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais e a ideia é expandir o novo serviço para demais cidades do Estado. “Também à base, serão adicionadas futuramente informações sobre aceitação da nova forma de pagamento em estações de metrô, trem e BRT”.

NFC (near-field communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos, pulseiras e qualquer outro dispositivo com um chip NFC.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta