Mercedes-Benz seleciona quatro startups para desenvolver soluções no setor automotivo

Dersalis, Rabbot, Eagol e GreenPlat são as empresas escolhidas

JESSICA MARQUES

O Programa Movemos o Mundo com Você, conduzido pela Mercedes-Benz em parceria com a Liga Ventures, inicia em setembro a segunda etapa com a seleção das quatro startups. As escolhidas foram Dersalis, Rabbot, Eagol, GreenPlat, que participarão dos próximos quatro meses de desenvolvimento conjunto de projetos.

A Liga Ventures é uma plataforma que conecta e potencializa interações entre startups e empresas. O objetivo é a cocriação de projetos relacionados aos desafios mapeados pela Mercedes-Benz. Entre os temas de interesse estão Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo.

Ao longo do processo de aceleração das startups, iniciado em abril, o programa contou com mais de 220 inscrições, segundo a Mercedes-Benz.

“Inteligência artificial para gestão de risco, plataforma digital para gestão de frotas, automatização para inspeção veicular e tecnologia para gestão ambiental. Por meio dessas abordagens de inovação, que são as especialidades das startups selecionadas, o programa segue nessa segunda fase buscando maior eficiência operacional na empresa e melhor experiência dos clientes aliadas a iniciativas inovadoras e tecnologias disruptivas”, detalhou a fabricante, em nota.

Nos próximos quatro meses, as startups contarão com o acompanhamento dos especialistas e da rede de mentores da Mercedes-Benz, além do apoio e orientação, do ponto de vista de negócio, da Liga Ventures. A partir desse trabalho conjunto, eles vão decidir um fator de sucesso, ou seja, experimentar a solução de cada startup em pequena escala em uma área da empresa e, atingindo os resultados, ampliar esse escopo.

Conheça as startups selecionadas:

Dersalis

Atua na gestão de risco da operação levando mais segurança e produtividade por meio de inteligência artificial para gestão de risco humano. Utiliza algoritmos e biossensores aplicados em uma pulseira, que analisam os dados vitais dos motoristas, podendo predizer sinais de fadiga, e interagem com o usuário quando um risco referente à saúde é identificado.

Rabbot

Plataforma que orquestra e conecta de ponta a ponta a gestão de frota. Desenvolve soluções digitais para oferecer agilidade e eficiência na gestão de frotas e ativos, por meio de uma plataforma SaaS (Software as a Service) e aplicativo de checklist digital que possibilitam a coleta de dados, organização e automação de tarefas e processos manuais.

Eagol

Realiza inspeção veicular de forma mais eficiente e automatizada, detectando danos externos em veículos por meio da análise de imagens, sem intervenção humana.

GreenPlat

Desenvolveu uma solução SaaS (Software as a Service) ESG (Environmental – Social – Governance) com arquitetura blockchain que gerencia KPIs ambientais, incluindo a gestão de resíduos, o controle de licenças ambientais e outros documentos, a rastreabilidade de processos e cadeia produtiva trazendo aterro zero, aumento da reciclagem, benefícios financeiros e eficiência. Além da gestão de resíduos e logística reversa, a startup iniciou, junto ao Fórum Econômico Mundial, uma frente de tecnologia para mapeamento e offset de emissões de carbono, ampliando assim a busca por uma produção mais limpa.

Confira os detalhes do programa:

Mercedes-Benz e Liga Ventures lançam programa de aceleração de startups

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta