Rodoviários do Transcol suspendem greve marcada para segunda (13) na Grande Vitória (ES)

Representantes do Sindirodoviários (ES) gravaram vídeo anunciando a suspensão do protesto direto da ALES

Suspensão da paralisação, motivada pela exigência de volta dos cobradores a seus postos de trabalho, aconteceu após pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, que prometeu intermediar negociação com o governador Renato Casagrande

ALEXANDRE PELEGI

Não haverá mais greve dos rodoviários do Transcol na segunda-feira, 13 de setembro de 2021.

Os trabalhadores do transporte coletivo, que hoje prometeram cruzar os braços no início da próxima semana, anunciaram em vídeo divulgado nas redes sociais que não irão mais realizar o movimento de protesto.

Segundo a declaração gravada e divulgada por membros do Sindirodoviários, sindicato que representa motoristas e cobradores, a suspensão ocorreu em atenção a um pedido do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso.

Musso, segundo os trabalhadores, teria dito que reconhece o direito da volta ao emprego dos cobradores do sistema Transcol, motivo central do protesto. Eles foram afastados de suas funções em maio de 2020 como uma das medidas de combate à Covid-19.

O presidente do Legislativo capixaba prometeu a representantes do Sindirodoviários, ao lado dos demais deputados, intervir junto ao governador Renato Casagrande para a solução do impasse.

A proposta de retorno dos cobradores aos ônibus do Transcol somente em 2022, e mesmo assim em determinados horários, foi o gatilho para protestos como o realizado hoje no início da operação. Grande parte dos coletivos não saiu das garagens, o que causou transtorno para muitos passageiros que dependiam do serviço. O retorno das operações só aconteceu após as 7h.

Os trabalhadores deixaram claro, no entanto, que poderão retomar todas as atividades de protesto caso o governador do estado do ES não atenda a categoria e promova o retorno imediato dos cobradores afastados.

Tudo dependerá, de acordo com os trabalhadores, de um encontro marcado para segunda-feira às 15h na Ales.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Jorge Mateus da silvs disse:

    Duvido muito, esse governador prometeu a mesma coisa nos concursados da pm96 e depois simplesmente nos deu as costas como respostas,pais de família ficará desamparado e ele tão pouco se preocupou mas estou aqui torcendo por vcs ok

  2. HUGO LEONARDO MARCAL PEREIRA disse:

    Como trabalhador entendo o lado deles mas como cidadão não apoio o retorno deles não. 1º q mesmo afastados eles continuaram a receber seus salários, salário este q vem dos cofres públicos, ou seja nosso bolso. 2º a função q eles exercem não é mais tão necessária como antes. Desde meados de 2007 +/-, qndo o sistema de pagamento a cartão começou a ser implementado, a função de cobrador passou a ter dia para acabar. A integração dos sistemas de transporte da Grande Vitória (Transcol, Sanremo, Verdinhos de Vitória,…) e o afastamento forçado por conta da pandemia, infelizmente mostrou a população q usam transporte público, q o cobrador não é mais necessário (inclusive temos ônibus q bem tem a cadeira de cobrador). E essa é uma possível realidade pra qualquer profissão, o avanço da tecnologia nós traz muito conforto e agilidade, mas tudo isso cobra o emprego de muita gente.

  3. Jeymison disse:

    Alguém acha mesmo que os cobradores foram afastados devido a covid???

    Basta lembrar que antes de afastar os cobradores o governo quebria bancar o combustível dos ônibus, como alguns deputados conseguiram barrar esse absurdo, o governador conseguiu dar uma grana a mais para os pobres donos de empresas de transporte, afastando os cobradores e pondo os salários nas custas do povo.

    Agora inocente é quem achar que ele deu essa força para os bolsos dos empresários de graça.

  4. Elizabeth Maria Lopes de Freitas disse:

    Graças a Deus, que os governantes resolva esta situação dos cobradores, os coloque em outras funções.
    Bom dia 👏 Deus abençoe todos!

Deixe uma resposta