Ícone do site Diário do Transporte

Confaz prorroga convênios que isentam transportes do ICMS até 31 de dezembro de 2021

Medida foi tomada em reunião do conselho no âmbito da pandemia de covid-19

ADAMO BAZANI

O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) prorrogou até o dia 31 de dezembro de 2021 dois convênios editados em 2020 que isentam os transportes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços).

A decisão foi tomada no dia 03 de setembro na 336ª Reunião Extraordinária Virtual e divulgada nesta quinta-feira, 09 de setembro de 2021.

Segundo nota do órgão, as isenções ocorrem no âmbito das medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento à pandemia.

O Confaz reúne os secretários de Finanças dos estados e do Distrito Federal e é presidido pelo ministro da Economia.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, o conselho, em março de 2021, tinha decidido prorrogar a autorização para os Estados reduzirem o ICMS sobre os transportes coletivos até março de 2022.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/15/confaz-prorroga-ate-marco-de-2022-autorizacao-para-estados-reduzirem-icms-do-diesel-a-empresas-de-transporte-coletivo-de-passageiros/

Segundo o Confaz, em nota, os convênios também amparam empresas durante o período de crise, autorizando que as unidades federadas não exijam o crédito tributário relativo ao ICMS devido pelo descumprimento de compromissos assumidos por contribuintes como contrapartida à concessão de benefícios fiscais ou financeiro-fiscais.

Na mesma nota, o conselho diz que foram também tomadas medidas sobre as áreas de Saúde e o parcelamento das dívidas sobre ICMS para contribuintes em Paraíba e Sergipe.

Também buscando auxiliar a recuperação financeira dos contribuintes, foram prorrogados os prazos de adesão, bem como a data-base dos fatos geradores dos Convênios ICMS 06/21 e 139/18 e editado o convênio que autoriza Paraíba e Sergipe a implementar um programa de parcelamento de débitos fiscais relacionados ao ICMS vencidos até 31 de julho de 2021.

Na área da saúde, foi aprovado convênio que autoriza a isenção do ICMS nas operações com radiofármacos, radioisótopos e fármacos, os quais são imprescindíveis para a medicina nuclear, tanto para o diagnóstico como para o tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer, buscando assim ampliar a oferta e a disponibilidade de radiofármacos no mercado nacional.

Na mesma linha, foram acrescidos 67 medicamentos ao anexo único do Convênio ICMS 162/94, que trata das operações com medicamentos destinados ao tratamento do câncer. Além disso, foram incluídos fármacos e medicamentos ao anexo único do Convênio ICMS 87/02 que autoriza isenção do ICMS nas operações com fármacos e medicamentos destinados a órgãos da Administração Pública Direta Federal, Estadual e Municipal.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile