STM realiza ações em prol do Setembro Amarelo no transporte coletivo de São Paulo

Estações iluminadas chamam atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental. Foto: Divulgação.

Estações e terminais vão receber projetos e campanhas voltados ao tratamento da saúde mental

JESSICA MARQUES

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) de São Paulo está realizando ações em prol do Setembro Amarelo no transporte coletivo do estado.

Estações e prédios dos Transportes Metropolitanos iluminados em amarelo chamam atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental, especialmente em meio à pandemia de covid-19. Assim, para marcar a importância desse mês, estações e terminais também vão receber projetos e campanhas voltados ao tratamento da saúde mental e disponibilizar mensagens, cartazes e exposições alertando para sintomas e importância de buscar ajuda.

Confira abaixo as principais ações realizadas:

Iluminação – Setembro começa com as estações Sumaré, Trianon-Masp, Tamanduateí e Sacomã, na Linha 2-Verde do Metrô, e áreas internas das estações Brooklin e Largo Treze, da Linha 5-Lilás, iluminados em amarelo. O Centro de Controle Operacional da EMTU, em São Bernardo do Campo, também terá a fachada com luzes amarelas durante todo o mês.

Falar Inspira Vida – Estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, e das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô participam da Campanha Falar Inspira, feita em parceria com a Janssen, onde haverá distribuição aos passageiros de milhares de exemplares do Guia Depressão: como acolher no ambiente de trabalho.

Além disso, as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás vão receber no total 35 painéis abordando o tema da empatia nas relações pessoais e oferta de ajuda a quem precisa. Para que os passageiros entendam melhor o processo de apoio aos pacientes de depressão, a Estação Paulista recebe ainda uma instalação em forma de game, com as fases da Jornada do Acolhimento, que envolve identificação de sintomas, diagnóstico e tratamento. Os mesmos passos estarão adesivados em duas escadas fixas na mesma estação.

Cantinho do Desabafo – Repetindo um modelo que teve grande repercussão com os passageiros das linhas 4-Amarela e 5-Lilás em 2020, haverá uma nova edição da ação, em parceria com o Projeto Help. Trata-se de um espaço de escuta fraterna, com todos os cuidados que a pandemia exige. O projeto realiza ainda exposição de painéis sobre a valorização da vida na estação São Paulo-Morumbi.

Em paralelo, a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) oferece, ao longo do mês, material informativo sobre o tema nos nichos de leitura das estações nas duas linhas.

EMTU

Em parceria com o NEPSAR (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama no ABC e Região), psicólogas e Psicodramatistas levarão esquetes ao Terminal Santo André, abordando os temas: depressão, suicídio e os transtornos causados pela pandemia e o isolamento social.

Professores e alunos da ESSA-Escola de Enfermagem estarão em seis terminais panfletando e orientando as pessoas sobre prevenção ao suicídio, bullying e automutilação. Haverá também testes de glicemia, IMC e aferição de pressão arterial.

Com rodas de conversas, a ONG Bem Querer Mulher também abordará com os passageiros e motoristas do Terminal Jabaquara os assuntos: depressão, violência e suicídio. Serão entregues folhetos de orientação sobre o tema e brindes.

Será produzido ainda neste mês, um podcast que terá como tema a campanha Setembro Amarelo, e trará como entrevistada a psicóloga e especialista em psicodrama, Madalena Cabral Rehder. Com 30 anos de profissão, é coordenadora do NEPSAR, um dos maiores parceiros da EMTU em ações nos terminais para passageiros. O tema abordado com a psicóloga será depressão e suicídio, como diagnosticar, prevenir e tratar.

DATAS:
Cantinho do Desabafo
Estação Capão Redondo – Linha 5-Lilás

Data: 14/9, das 14h às 16h

Estação Luz – Linha 4-amarela

Data: 28/9, das 14h às 16h

Exposição – Valorização da Vida
Estação São Paulo-Morumbi – Linha 4-Amarela

Data: 2 a 30/9

Falar Inspira Vida
Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 15-Prata, 4-Amarela 5-Lilás – Distribuição de cartilhas nas estações
Painéis em 10 estações da Linha 4-Amarela e 15 da Linha 5-Lilás
Game e escadarias adesivadas – Estação Paulista, Linha 4-Amarela

Data: 2 a 30/9

Folders ABRATA
Distribuição nos nichos de leitura das Linhas 4 e 5

Data: 1 a 30/9

Evento – Nepsar
Local: Terminal Metropolitano Santo André Leste
Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP

Data: 10/09, das 10h às 13h

Evento – ESSA – Escola de Enfermagem
Local: Terminal Metropolitano São Bernardo
Endereço: Rua Domingo Ballotin, s/n – Centro – São Bernardo do Campo

Data: 10/09, das 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara – São Paulo

Data: 11/09, das 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP

Data: 13/09, das 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano São André Leste
Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP

Data: 15/09, das 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Carapicuíba
Endereço: Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 10

Data: 17/09, das 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Diadema
Endereço: Avenida Conceição, 7.000, Parque Mamede – Diadema/SP

Data: 18/09, das 10h às 14h

Evento – Bem Querer Mulher
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara – São Paulo
Data: 16/09, das 10h às 14h

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta